Projeção do mercado internacional de super-safra de café em 2018 é precipitada, avalia Carlos Paulino
Para Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, os fundamentos do mercado de café arábica são positivos. O estoque está baixo, a produção é baixa e as notícias dão conta de que a colheita terá quebras. Entretanto, o mercado não reage em função de outros itens, como uma situação internacional nebulosa e as expectativas para a safra de 2018.
Ele lembra que o café depende muito do sistema financeiro e que os problemas internacionais afetam os preços indiretamente. Por outro lado, comentários dão conta de uma superssafra no Brasil para o ano que vem, o que ele acredita não ser provável. Isso se deve ao fato de o parque cafeeiro atual não comportar uma superssafra.
Paulino também destaca a necessidade de políticas públicas que deem condições aos produtores de garantir preços sustentáveis. Entretanto, ele acredita que o recurso disponível na praça deve ser vendido em doses e aconselha os produtores a não segurar muito para confiar totalmente nas políticas disponibilidades pelo Governo Federal.
Brazil & Sustainable Coffee Conference
Realizado na terça-feira (25), o evento trouxe 12 jornalistas da Europa e dos Estados Unidos, que agora partirão para visitar plantações de café no Brasil. O presidente destaca a necessidade de demonstrar que o café é um produto saudável e sustentável e visa melhorar, cada vez mais, a imagem do café brasileiro nos países consumidores para que, no futuro, não haja barreira sanitária.
0 comentário
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)