Consultor analisa o que pode acontecer com os preços da arroba do boi com base nos embargos de 2019 e 2021 na exportação de carne para a China
Podcast
Consultor analisa o que pode acontecer com os preços da arroba do boi com base nos embargos de 2019 e 2021 na exportação de carne para a China
Com a confirmação do caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no estado do Pará, o governo brasileiro suspendeu nesta quinta-feira (23) os embarques de carne bovina para a China. Diante desse cenário, o mercado pecuário vai aguardar pelo fim do embargo do país aisático.
O médico veterinário e diretor da HN AGRO, Hyberville Neto, realizou um comparativo de como foi o comportamento dos preços da arroba após dez dias de embargo e dez dias após a retomada das exportações. “Em 2019, o valor da arroba registrou uma queda de 5,4% nos primeiros dez dias de suspensão e teve um ganho 8,00% após os dez dias de reabertura para os embarques”, comentou.
Já no ano de 2021, a suspensão das exportações ocorreu em um período em que a maioria dos animais estavam em confinamento. “Os frigoríficos reduziram as escalas de abate e os preços da arroba tiveram uma queda de 16,7%. Por outro lado, os pecuaristas foram reduzindo a oferta de animais e o mercado foi ganhando ritmo. Após dez dias de liberação, o mercado registrou uma alta nos preços de 10%”, relatou Neto.
Neste momento, o cenário para o boi gordo é outro em que a maioria dos animais estão em pasto e não tem custos elevados para a engorda. “Isso faz com que o mercado trabalhe menos pressionado do que foi visto anteriormente. Só não podemos nos esquecer do ciclo pecuário que estamos e que a oferta deve ser maior a partir de março”, salientou.
0 comentário

Apesar de altas nos preços no mercado do boi, virada do ciclo deve ser apenas para 2026

Radar Investimentos: Contratos futuros do boi seguem o ritmo do físico

Comitiva australiana visita fazendas no norte de MT e se impressiona com tecnologia e gestão da pecuária

Mesmo com tarifas mais elevadas, Estados Unidos devem seguir comprando carne bovina brasileira

Vendas de carne brasileira superam expectativas no primeiro trimestre, mas tarifaço traz incertezas

Carne Bovina: Compradores iniciam a semana reticentes e à espera de novidades sobre o tarifaço