MT: Chuvas regulares se confirmando podem trazer umidade do solo para acima da média na 2ª quinzena de outubro

Publicado em 09/10/2024 10:23 e atualizado em 09/10/2024 11:42
Felippe Reis - Analista de Safra da EarthDaily Agro
A partir do momento em chuvas fiquem entre 40 e 45 mm, previstas a partir do dia 17, umidade já começa a melhorar, se tornando mais adequada ao plantio e ao desenvolvimento inicial da soja no estado.

Logotipo Notícias Agrícolas

Os produtores brasileiros, em especial do Brasil Central, continuam muito atentos aos modelos climáticos e as previsões que indicam as chuvas para as próximas semanas. A segunda quinzena de outubro deverá chegar com volumes mais intensos e uma abrangência maior, além de mais frequência, o que deverá trazer um ambiente mais favorável ao plantio da soja que já registra um atraso na região em função do tempo seco e quente. 

Segundo explicou o analista de safra da EarthDaily Agro, Felippe Reis, o estado de Mato Grosso - maior produtor de soja do Brasil - é um dos que mais sofre com a estiagem, tendo registrado apenas 10 mm na média estadual nos últimos 160 dias, contra a média "normal" seria mais de 110 mm. Mas, as notícias são melhores a partir de agora. 

"Tanto o modelo americano, quanto o modelo europeu já trazem chuvas a partir da próxima terça-feira. Entre os dias 15 e 20 de outubro, devemos ter volumes maiores de chuvas, com o modelo europeu indicando um acumulado de mais de 60 mm nos próximos 14 dias, com a média em 57 mm, ou seja, chuvas acima da média. Já o americano traz chuvas abaixo, com 35 mm. Ainda assim, se compararmos os 35 mm para as próximas duas semanas com a média de 10 mm dos últimos cinco meses, ainda deve trazer uma recuperação da umidade. 

A outra boa notícia, ainda como detalha Reis, é que o modelo europeu - que indica chuvas mais volumosas - tem sido o mais assertivo. 

Agora, o importante é o monitoramento sobre a confirmação destas chuvas e se elas chegarão não só de forma regular, mas com boa frequência que permita a recomposição dos níveis de umidade nos solos mato-grossenses. "Tendo chuvas regulares, mesmo que abaixo da média, mas com boa frequência já permite que a soja, com toda a genética que é trabalhada hoje, tenha uma produtividade razoável. Nos demais estados precisamos de um pouco mais de chuvas, acima da média, para que tenhamos uma produtividade boa", afirma o analista da EarthDaily Agro. 

Hoje, os níveis de umidade nos solos de Mato Grosso estão de 60% a 70% abaixo da sua normalidade e estas chuvas previstas entre os dias 15 e 20 de outubro serão muito bem-vindas, e a partir do momento em que chover entre 40 e 45 mm, a umidade já começa a melhorar, se tornando mais adequada ao plantio e ao desenvolvimento inicial da soja. 

Na entrevista completa, no vídeo acima, confira a previsão com mais detalhes para o Sul do Brasil - em especial o Rio Grande do Sul, com o excesso de chuvas - e mais regiões do país. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário