Independente de a UE barrar ou não frangos de nove empresas, o BR vai entrar na OMC contra interpretação da salmonelose
Podcast
Protecionismo da UE ao frango Brasileiro com Ricardo Santin - Vice Presidente de Mercado da ABPA
Download
Entre hoje (18) e amanhã (19) está em andamento uma reunião em Bruxelas, na sede da União Europeia, para definir as questões relativas à carne de frango brasileira, com o embargo à BRF em destaque.
Ricardo Santin, vice-presidente de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destaca que são nove empresas brasileiras que estão envolvidas nesta reunião, tendo como um dos principais temas o entendimento dos europeus à respeito do disfarce técnico sobre a salmonela.
Mesmo que haja uma decisão favorável para o Brasil, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, vê a possibilidade de entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC) para modular os critérios diferentes que são utilizados para o mesmo produto em torno da presença da salmonela.
A produção europeia de frango está em torno de 11 milhões de toneladas, das quais 26%, ou 3 milhões de toneladas, são referentes à carne de frango. O Brasil, portanto, oferece um grande suprimento a este mercado, com 320 mil toneladas de peito de frango e 80 mil toneladas de peito de peru exportadas.
O mercado europeu já adota o sistema de cotas, de forma que esta não seria uma alternativa a ser implementada, segundo Santin. As outras empresas que não estão na lista da União Europeia não devem sofrer nenhuma consequência neste momento.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC