Dos 160 países que compram carne de frango e suíno do Brasil, 74 modificaram seu relacionamento com as indústrias
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, diz que já são dois meses de queda nas exportações brasileiras de proteína animal. Ele destaca que este fator, "sem dúvidas", é efeito da operação Carne Fraca, já que o país vinha em um crescimento constante e, a partir do momento em que a operação foi deflagrada, com a generalização de uma informação equivocada, o estrago foi feito tanto no mercado interno quanto externo.
São 160 mercados abertos para o Brasil. 74 deles fecharam temporariamente e 6 continuam fechados no momento. Turra aponta que recupera-se lentamente esses mercados, mas o consumidor fica desconfiado e os custos aumentam, à medida em que os produtos são duplamente fiscalizados.
Agora, o Brasil está na fase quase final de superação. Entretanto, a confiança, o "amor" pelo produto brasileiro, leva ainda mais tempo. No mês de maio deve haver uma recomposição, o que pode se manter para os próximos meses, mas o país vinha acostumado com um crescimento constante, sem recuo.
Havia uma demanda aquecida por parte dos países que eram importadores de carne suína, como Estados Unidos e Rússia. Já para o mercado de aves, que é mais pulverizado, houve maior desconfiança. Contudo, a carne que mais sofreu, na ótica do presidente, é a carne bovina.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC