USDA: Vendas semanais de milho da safra nova e soja da safra velha dos EUA superam expectativas do mercado
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seus novos números de vendas semanais para exportação com bons dados para o milho da safra nova em seu reporte desta quinta-feira (10). O país comprometeu 758,4 mil toneladas, enquanto o intervalo esperado era de 200 mil a 600 mil toneladas. O México foi o maior comprador.
Da safra velha, foram vendidas 150,4 mil toneladas, dentro das expectativas do mercado de 75 mil a 600 mil toneladas. Com este volume, o total das vendas americanas 2022/23 chega a 40,315,3 milhões de toneladas, ainda bem distante do mesmo período do ano passado, quando as vendas passavam de 60,8 milhões de toneladas. Na última semana, a Colômbia foi o principal destino.
"As vendas continuam muito fracas para a safra velha, o que pode mudar. O Brasil está ficando muito carto para embarques curtos. Para a safra nova, os EUA venderam bem, mas ainda muito concentrado no México", explica o time da Agrinvest Commodities.
SOJA
Os EUA venderam ainda 406,6 mil toneladas de soja 2022/23, superando as projeções variavam de 0 a 300 mil toneladas. Destinos não revelados ficaram com a maior parte e, com este volume, o total já comprometido na temporada chega a 53,152,4 milhões de toneladas, contra mais de 59 milhões no mesmo período do ano passado.
De soja da safra nova, as vendas semanais foram de 1,096,4 milhão de toneladas, dentro das expectativas do mercado de 300 mil a 1,5 milhão de toneladas. A China foi a maior compradora.
"Os maiores compradores da safra velha foram Alemanha e Países Baixos. Tradings americanas têm exportado soja para suas plantas na Europa, voltando com biodiesel. Essa triangulação vem ficando cada vez mais comum para o aproveitamento do crédito do biodiesel nos EUA - e a regra diz que a soja deve ser americana", explica o time da Agrinvest.
Ainda segundo a consultoria, "o crescimento da importação de biodiesel nos EUA está bem acima do normal, em especial Alemanha e Países Baixos.
DERIVADOS DE SOJA
O USDA informou ainda a venda de 144,1 mil toneladas de farelo de soja 2022/23, dentro do intervalo de 50 mil a 300 mil toneladas esperado pelo mercado. As Filipinas ficaram com a maior parte. Da safra nova, as vendas foram de 285,8 mil toneladas, também alinhadas às expectativas do mercado de 100 mil a 300 mil toneladas. Os maiores compradores também foram os filipinos.
0 comentário
USDA informa vendas de soja, farelo e óleo nesta 2ª feira (18)
USDA traz embarques semanais de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
USDA indica exportações de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
Soja & Milho: USDA traz cortes significativos nas estimativas de produtividade e produção 24/25 dos EUA
USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 6ª feira (8)
USDA deve cortar números das safras de soja e milho dos EUA, apontam expectativas