Egito está em negociações para comprar grande volume de trigo, dizem traders
HAMBURGO/DUBAI (Reuters) - O comprador estatal de commodities do Egito, GASC, está em negociações para comprar 30 cargas ou até 1,8 milhão de toneladas métricas de trigo de países que incluem a Rússia, disseram traders da Europa e do Oriente Médio.
As negociações ocorrem depois que o país, um dos maiores importadores de trigo do mundo, não conseguiu comprar suprimentos de outubro de 2024 a abril de 2025 de uma só vez, na segunda-feira, por meio de sua maior licitação.
O Egito buscou fixar preços relativamente baixos para o trigo com a licitação gigante, mas só aceitou ofertas de menos de um décimo do que precisa.
As negociações para suprimentos diretos equivaleriam a pouco menos da metade dos 3,8 milhões de toneladas que a GASC buscou comprar na licitação.
O trigo da Rússia, o principal fornecedor do Egito, estaria entre as origens envolvidas nas negociações, mas não ficou claro se o trigo de outros países também poderia estar envolvido.
A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, tem aumentado sua presença no Oriente Médio e em outros mercados emergentes, pois pretende aumentar as exportações agrícolas em 150% até 2030.
O presidente russo, Vladimir Putin, estabeleceu um relacionamento próximo com o colega egípcio Abdel Fattah El-Sisi, que em março foi um dos líderes mundiais a parabenizar Putin por sua reeleição. Além disso, a Rússia está construindo a usina nuclear de Dabaa, no valor de 30 bilhões de dólares, no Egito.
As negociações seguem a compra pela GASC de apenas 280.000 toneladas de trigo em uma licitação internacional de até 3,8 milhões de toneladas na segunda-feira.
A pressão do Egito para atrasar as condições de pagamento na licitação de segunda-feira, em suas tentativas de garantir grandes suprimentos de trigo a preços favoráveis, resultou em uma compra muito menor e mais cara do que o previsto, disseram os comerciantes.
(Reportagem de Michael Hogan em Hamburgo, Sarah El Safty em Dubai e Olga Popova em Moscou)
0 comentário
Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
Japão importará 4.000 toneladas de trigo para ração por meio de licitação
Previsão de safra de trigo da Rússia de 2025 sofre corte de 3 mi t, diz Sovecon