Estoques de trigo da Índia em dezembro caem para mínima de 6 anos e preços sobem

Publicado em 13/12/2022 16:14

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) – Os estoques indianos de trigo mantidos em armazéns do governo para dezembro caíram para o nível mais baixo em seis anos, mostraram dados do Estado na terça-feira, com os preços saltando para um nível recorde devido ao aumento da demanda e à queda dos estoques.

As reservas estatais mais baixas podem atrapalhar os esforços do governo para liberar estoques para reduzir os preços do trigo, algo que ele faz regularmente para grandes compradores, como fabricantes de farinha e biscoitos.

As reservas de trigo nas lojas estatais totalizaram 19 milhões de toneladas no início deste mês, ante 37,85 milhões de toneladas em 1º de dezembro de 2021.

Os estoques atuais para dezembro estão no menor nível desde 2016, quando os estoques caíram para 16,5 milhões de toneladas por causa das secas consecutivas em 2014 e 2015 que reduziram a produção de trigo.

“A oferta da nova safra só começaria depois de quatro meses. A tarefa do governo de acalmar os preços está se tornando mais difícil a cada mês”, disse um negociante de Mumbai com uma casa comercial global.

“Ele não pode liberar mais de 2 milhões de toneladas em um mês para reduzir os preços. O mercado precisa de muito mais, já que os suprimentos dos agricultores quase pararam e os comerciantes estão liberando estoques lentamente”, disse ele.

O estoque do governo foi reduzido em cerca de 2 milhões de toneladas em novembro, de acordo com dados compilados pela Food Corporation of India.

Os preços do trigo subiram na Índia, apesar de o segundo maior produtor mundial do grão ter proibido as exportações em maio, devido a uma queda repentina no rendimento das safras.

Os preços locais do trigo saltaram quase 28% desde a proibição das exportações em maio e estavam em torno de 26.785 rúpias a tonelada na terça-feira.

(Por Rajendra Jadhav)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário