Produção nacional do trigo pode baratear o "pão"na mesa dos brasileiros
Você já deve ter escutado que se o dólar aumenta o preço do pão também cresce. Pois é, isso acontece pela dependência do país do mercado externo quando falamos do trigo, porém essa realidade pode mudar. O Brasil é uma das maiores potências agrícolas do mundo, mas ainda sofre com a dependência de importações para atender à demanda interna de alguns produtos, como é o caso desta commodity. O país, que já é líder mundial na produção de soja, com números ultrapassando a casa dos 135 milhões de toneladas (obtidos na última safra), além de ser o terceiro maior produtor de milho, finalmente caminha para se tornar autossuficiente com o trigo.
Atualmente, das 12 milhões de toneladas de trigo consumidos no Brasil, mais de 6 milhões são importadas, com o restante sendo fornecido pelo mercado interno. O Brasil pode produzir 1,5 milhão de toneladas a mais neste ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).
Mas o que muda no país com esta independência de importação? Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada na assessoria do comércio exterior, a independência pode deixar os derivados do trigo mais baratos. “Quando falamos de produtos derivados do trigo, como o pão consumido no nosso café da manhã, pensamos em dólar. A dependência do mercado externo faz com que nós tenhamos um valor destes produtos dependente da política monetária. Com essa independência, podemos ver esse produto com menor impacto na inflação ao longo prazo”, afirma o executivo.
A valorização do preço do trigo ocorreu com a pandemia e em especial com a Guerra da Ucrânia, que envolveu três dos principais exportadores da commodity, a Ucrânia, Rússia e Belarus, com os volumes comercializados em queda. Com isso os preços dispararam quanto à margem de exportação do Brasil. Por outro lado, o quadro também fez com que os preços dos derivados do trigo, como o pão, tivessem um disparo nos preços.
Dados da Conab apontam que o Sul do Brasil ainda concentra grande parte da produção, Rio Grande do Sul e Paraná correspondem a quase 90% da produção. No Sul as regiões são mais frias e úmidas, dando origem ao que chamam de trigo subtropical, quando falamos do Brasil central, na região dos trópicos, o clima é quente e mais seco, com temperaturas mais elevadas e regime hídrico diferente do Sul.
O trigo ainda é a única grande commodity não tropicalizada, mas que esta segue para uma direção assertiva. Com o caminhar das operações e investimentos é possível que o Brasil tenha autossuficiência na produção em cinco anos, e não em dez como algumas projeções indicam, mas o governo não tomou nenhuma medida para reduzir a vulnerabilidade externa do Brasil na questão do trigo, mas sim do setor privado.
“Considerando a demanda internacional, se alcançarmos essa suficiência, o Brasil poderá se tornar um país exportador da commodity. Isso representa maior impacto do agronegócio na balança comercial brasileira”, completa Pizzamiglio.
1 comentário
Trigo cai em Chicago com realização de lucros e a força do dólar
IGC reduz previsão de safra global de trigo 24/25 por colheita menor na UE
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025
Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS
O Brasil importará um pouco mais de trigo na temporada 2022/23, cuja colheita está se iniciando, apesar de uma produção em patamar recorde, após ter iniciado a safra com baixos estoques, avaliou hoje (09) a consultoria StoneX. Em Tempo. Argentina devera colher a menor safra de Trigo em dez anos, devido a seca e geadas (As informações sobre a AR são da Bolsa de Rosário.
A importação de trigo pelo país, um dos maiores importadores globais e que origina a maior parte na Argentina, foi estimada em 6,2 milhões de toneladas, ante 6,08 milhões 21/22, segundo dados da StoneX.Uma das melhores noticias foi a colheita de trigo no Ceara', com nova variedade da Embrapa e irrigado rendeu 118 sacas por hectare---Trigo com essa produtividade vai baratear o nosso macarrao e a nossa pizza-Foi uma das melhores noticias de 2022
Geralmente quando o governo é liberal, e respeita as regras da economia de mercado, o governo faz um plano, os produtores rurais colaboram com esse plano, e Deus também ajuda com uma super safra. Mas no Socialismo, o governo faz um plano, os produtores, empregadores e investidores, fazem outro bem diferente. E Deus faz um outro ainda piór. E quem mais se lasca, são os pobres, os quais o socialismo prometeu, que iam melhorar a vida. Não acreditam ! Basta olhar para a Argentina e Venezuela.
Sr Adilson sem dúvidas se o nosso povo. Braileiro fosse mais unido em torno do nosso país com certeza estaríamos melhor, mas como sempre a espera de que alguém faça alguma coisa ou um herói salve tudo pede emos nessa dependência de alguém faça por nós, e sim só tá isso aí mesmo ser escravo de sistema podre o de só se mata o mais pobre com a bandeira da defesa dos mesmos, povo desunido, povo dividido, povo dominado
UMA PESSOA NORMAL QUANDO PERCEBE QUE NAO E" BEM ACEITO DENTRO DE UMA RODINHA, ELE SAI SOZINHO
Sr meloni acho que o Sr confundiu alguma coisa, quando falar em pessoa se for quem eu penso posso te dizer que isso aí não e uma pessoa, qualquer pessoa defende pelo menos a igualdade de direitos e não essa que defende ladrão, quando defende e porque se benificia ou se indentifica
Sim Hilario concordo,,, Calas não é pessoa é um asno como já falei várias vezes--- Mas o Sr Rensi já definiu ele como ALMA PENADA, mais apropriado
Sr meloni ele e só penada a alma ele.ja deu pro lula tbm o capeta só espera a hora de colher
O BOLSISTA ESCREVE: ..."Lula saiu da prisão, venceu 26 processos e conseguiu 6 milhões de votos a mais do que Bolsonaro, que tem a máquina pública, a chave do cofre, o centrão e muitas igrejas no bolso. Se isso não é ser vitorioso nada mais é."
Veja como ele pensa quando diz: "que tem a máquina pública, a chave do cofre" .... ISSO É O OBJETIVO DA ESQUERDA !!!
Ô BOLSISTA ... O BOLSONARO NÃO É LADRÃO !!! ...
A MÁQUINA PÚBLICA NÃO É PARA SER USADA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO & A CHAVE DO COFRE É O DINHEIRO DA POPULAÇÃO.
VOCÊ NÃO ENTENDE !!! ... O OBJETIVO SEU & DE SUA PATOTA É "MAMAR DEITADO" !!!
FELIZMENTE A ELEIÇÃO VAI SER DECIDIDA NO SEGUNDO TURNO !!! ... & ... MUITAS MÁSCARAS VÃO CAIR !!!
E sempre a mesma coisa o bandido e solto por seus colegas mas para os medíocres de sempre ele saiu, saiu mas vai voltar ou que vai pra cadeia da miséria sera os 90% só povo brasileiro aí quero ver como tirar essa quadrilha de lá, assim está a Venezuela e pior está cuba que chegou a 90% de pessoas na pobreza total, será que e isso a igualdade social que nosso povo quer
Muitos dizem que o BOLSISTA não tem conserto.
Aí, fico a matutar e busco uma resposta para tamanha dissonância em existência.
Penso, a única hipótese possível é a genética.
Explico: Segundo Mendell, os genes sofrem interações no campo das probabilidades. Os humanos têm milhares de genes em sua codificação. Isso cria bilhões de probabilidades genéticas.
Existiu há milhares de anos uma outra espécie de hominídeos chamada neandertal e que foi extinta.
Será que a posição dos genes do neandertal foi recomposta na espécie humana e, existe um espécime no FALA PRODUTOR ???
Pensem sobre essa possibilidade !!!
Sr. HILARIO, o "pobrema" dessa dupla (BOLSISTA & NADIR) é a língua ... Eles têm de nascença língua viperina (igual língua de cobra). Então o que sai de suas bocas É SÓ VENENO !!!
Sr Paulo só lixo só pode sair cheiro podre, sem dúvidas, mas logo os irmãos deles.quem.sabe visitem suas casas e.suas famílias ou parentes aí quem sabe pela dor aprenderão que o demônio não e fiel a ninguém e sim a ele mesmo, com seus 9 dedos
Eu gostaria de ouvir detalhadamente os 17 que apoiaram a opinião da senhora Marcos Cala. Sou curioso por isso. Quem sabe eles me convence. Caso não consigam, sigo com o Bolsonaro.
Gente, estava vendo a produção de milho dos países que compõe a União Europeia.., uma merreca frente ao Brasil, olha o que nós temos e não somos nada frente à estes Países, um absurdo o que nos desrespeitam, chegam a comparar- mós até como Macaco, de tanto de que nos discriminam, até quando vamos aguentar isso, Bolsonaro tem Razão, temos TUDO e não somos NADA, vivem nos humilhando, tá na hora do Brasil se impor, dizer a que veio, a maioria são uns arrogantes, insuportáveis, basta o que saquearam do mundo , em especial do Brasil no passado, temos que mostrar nossos valores, avante Brasil......