Trigo: Strategie Grains eleva projeção para embarques da UE em meio a forte demanda
PARIS (Reuters) - A consultoria Strategie Grains elevou significativamente a projeção para as exportações de trigo soft da União Europeia nesta temporada, afirmando que vê o bloco se beneficiando da forte demanda externa em um momento de disponibilidade reduzida em outras áreas exportadoras.
A empresa, com sede na França, passou a estimar os embarques do cereal pela UE em 30,5 milhões de toneladas na temporada 2019/20 (até 30 de junho), ante 28,7 milhões de toneladas na projeção de dezembro.
"A UE continua a se beneficiar da forte demanda global", disse a consultoria em relatório mensal de grãos publicado nesta quinta-feira. "A UE realmente está atuando como o celeiro do mundo nesta temporada."
Apesar do aumento nas vendas de trigo da Ucrânia e da Argentina neste ciclo, uma estabilização nos embarques da Rússia e as exportações reduzidas dos EUA e da Austrália estão abrindo mais espaço para o cereal da UE, disse a Strategie Grains.
Diante de uma recuperação na produção de trigo do bloco, analistas já previam um aumento nas exportações, mas a aceleração das vendas para países como Egito, China e Irã impulsionou as perspectivas.
Ainda assim, operadores admitiram que pode haver mudanças na alocação da demanda por exportações na Europa se as greves do setor de transportes da França prosseguirem, obrigando empresas a buscar embarques do produto em outros países da UE.
0 comentário
Trigo cai em Chicago com realização de lucros e a força do dólar
IGC reduz previsão de safra global de trigo 24/25 por colheita menor na UE
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025