Trigo: Relação estoque/consumo mundial deve aumentar em 19/20

Publicado em 16/07/2019 10:09

A oferta e o consumo mundiais de trigo na safra 2019/20 devem ser maiores do que os da temporada anterior, o que pode elevar a relação estoque/consumo para o terceiro maior patamar da história (37,89%) e pressionar as cotações no médio prazo. De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a oferta mundial do cereal pode somar 771,46 milhões de toneladas, volume 1,2% inferior ao estimado no relatório anterior, mas 5,5% superior à produção de 2018/19, reflexo do aumento na disponibilidade na União Europeia, Austrália, Rússia e Ucrânia. O consumo, por sua vez, está estimado em 760,15 milhões de toneladas, 3,2% maior do que em 2018/19, mas queda de 0,4% frente ao reportado em junho. No caso dos Estados Unidos, a oferta deve aumentar e os preços podem cair, contribuindo para a maior relação estoque/consumo mundial. No Brasil, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2019/20, a oferta deve ser de 5,49 milhões de toneladas, 1,1% maior do que a da temporada anterior e 0,27% acima do previsto em junho. Esse volume somado às importações de 7,2 milhões de toneladas e ao estoque inicial de 831,8 mil toneladas podem resultar em disponibilidade interna de 13,52 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

    Trigo: esse levantamento da CONAB já está "furado"... o PR já perdeu pelo menos meio milhão de ton. e vem mais frio pela frente. Vale dizer que o levantamento da Conab foi feito antes da geadas. Segundo o Deral, este ano o PR também plantou uma área menor. A informações sobre o produção de trigo na Europa também são contraditórias. A forte onda de calor estaria comprometendo o potencial produtivo das lavoura de lá. O certo é que, tanto para o mercado do trigo, como para milho e soja, teremos muita emoção pela frente.

    1