Austrália importará primeira carga de trigo em 12 anos após impacto de seca
Por Colin Packham
SYDNEY (Reuters) - A Austrália vai importar seu primeiro carregamento de trigo em mais de uma década, conforme uma seca na costa leste do país prejudica a oferta do quarto maior exportador do grão.
O Departamento de Agricultura e Recursos de Água do país disse na noite de terá-feira que aprovou uma permissão para importação de trigo do Canadá.
"O embarque deve chegar à Austrália nas próximas seis a oito semanas", disse o órgão de governo em comunicado em seu site.
A Austrália importou trigo pela última vez em 2007, quando um evento climático El Niño legou a uma severa seca que cortou a produção para cerca de metade do que o país costumava produzir.
Embora o último El Niño tenha sido em 2016, a Austrália sofreu uma prolongada seca em sua costa leste nos últimos anos, que levou a dois anos consecutivos de baixa produção.
A seca também ameaça a produção neste ano.
A agência oficial de projeções sobre commodities da Austrália disse em março que a produção deve subir quase 40% este ano, mas com poucas chuvas os analistas privados já estão começando a cortar suas estimativas.
0 comentário
IGC reduz previsão de safra global de trigo 24/25 por colheita menor na UE
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025
Preços do trigo da UE caem por concorrência do Mar Negro