Uruguai: falta de luminosidade retarda desenvolvimento do trigo
Com uma semana nublada, com chuvas e chuviscos em grande parte do país, os cultivos de trigo avançam a passos lentos no Uruguai. A falta de luminosidade tem atrasado o desenvolvimento, embora os cultivos, em geral, estejam em boas condições, explicou Carolina Silveyra, integrante da equipe técnica da Calmer.
Em algumas áreas não foi possível realizar aplicação de ureia por conta da falta de condições no solo, já que há bastante água e falta um pouco de sol para terminar de secar e fazer um trabalho de refertilização. Em outras áreas os produtores foram avançando em outras tarefas, mas o excesso de umidade no solo também não permitiu.
Na zona de influência da Calmer as chuvas não foram um problema para os cultivos, como ocorreu em outras zonas, onde, por conta do excesso de água, foi necessário realizar alguns replantios.
A maioria dos cultivos estão em pleno perfilhamento, em geral, sem chegar ao encanamento. "Necessitamos de horas de sol, mas não tivemos problemas sanitários e nem problemas de perdas de área", explicou Silveyra.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025
Preços do trigo da UE caem por concorrência do Mar Negro
Preço do trigo atinge máxima histórica na Índia com forte demanda e oferta limitada