Chuvas na Argentina preparam terreno para safra de inverno
Depois das chuvas do último final de semana, que continuam nestes dias, há boas perspectivas para o início da safra de trigo em maio, segundo um boletim oficial.
O boletim foi assinado pelo Escritório de Risco Agropecuário (ORA) do Ministério da Agroindústria da Nação. Anteriormente, o La Nación também havia trazido o fato de que as chuvas consolidavam a saída da seca, embora não sejam suficientes para reverter as perdas na safra de soja e milho.
"Na zona núcleo foram registrados bons acumulados (mais de 50mm) de forma bastante generalizada", indicou o boletim. Além disso, são previstas, para o restante da semana, "chuvas de 50mm ou mais na província de Buenos Aires".
De acordo com o boletim, os maiores registros do final de semana se deram no sudeste de Córdoba (77mm em Marcos Juárez), sul de Santa Fe (103mm em Rosario), zonas de Entre Ríos (80mm em Victoria e 57mm em Paraná) e no centro e norte de Buenos Aires (95mm em Bolívar, 82mm em Arrecifes e 71mm em Chascomús).
"As chuvas favoreceram recargas significativas para os perfis da zona núcleo. As melhoras mais significativas são observadas no sul de Santa Fe e sudeste de Córdoba. Embora sejam recargas tardias para a safra de verão, estas aumentam as expectativas para a safra de inverno 2018", informou o ORA.
O levantamento sinaliza que em Entre Ríos, "ainda que com alguma melhora, as reservas deficitárias seguem dominando".
Desde hoje (10) até quinta-feira se esperam chuvas em Buenos Aires, norte de La Pampa, Santa Fe, Entre Ríos, noroeste de Córdoba, leste de Santiago del Estero e Chaco e no Noroeste Argentino, entre outras regiões.
Segundo a Bolsa de Comércio de Rosario, 60% da região núcleo recebeu chuvas acima dos 50mm dos 150mm que necessita para encarar o plantio de trigo.
"A média de chuvas da região nestes primeiros nove dias de abril é de 76mm, enquanto que para a totalidade do trimestre janeiro-março, a média foi de 158mm", sinalizou. Desta maneira, choveu o equivalente a 56% do último trimestre para essa região.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA
Exportação de trigo argentino pode atingir o segundo maior volume em 24/25, diz bolsa