Colheita de trigo chega à reta final no Uruguai, com resultados variados
A colheita de trigo no Uruguai entrou em sua etapa final e o tempo mais seco ajudou os produtores a avançar mais rápido na última semana.
Esta foi "uma safra rara. Em agosto, os cultivos pareciam adiantados e, agora, estão um pouco atrasados", disse Jorge Beceiro, gerente de Insumos e Sementes da Copagran, ao programa Tiempo de Cambio.
No momento, os rendimentos estão abaixo do esperado, mas estes vão melhorando à medida em que a colheita vai se aproximando do final. "Não são rendimentos como aqueles que eram esperados, mas não são tão ruins como quando o clima estava nos prejudicando", disse. A respeito da qualidade, os resultados são variados, a depender da zona e da data de plantio.
Segundo Beceiro, a safra foi, em média, regular. Mas, quando é observada separadamente, há a presença de trigos melhoradores, regulares e ruins. Assim, é possível que uma porcentagem da colheita possa ser destinada ao Brasil, como o trigo melhorador, ou para a indústria do Uruguai.
Para o trigo forrageiro, Beceiro disse que também há uma grande demanda por parte do setor de pecuária de leite e corte.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025
Preços do trigo da UE caem por concorrência do Mar Negro
Preço do trigo atinge máxima histórica na Índia com forte demanda e oferta limitada
Trigo/Cepea: Alta externa e possível edital de compra elevam preços no BR