Produção de açúcar fechou 1ª quinzena com alta de 6,3%, estima pesquisa da S&P Global
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar no centro-sul do Brasil totalizou 2,7 milhões de toneladas na primeira quinzena de maio, um aumento anual de 6,3%, indicou uma pesquisa da S&P Global Commodity Insights publicada nesta quinta-feira.
O aumento esperado na moagem veio após um bom aproveitamento do tempo de processamento no período, com apenas 0,1 dia perdido por chuvas.
"As condições climáticas secas prevaleceram durante a primeira quinzena de maio, provavelmente resultando em uma produção robusta de açúcar, antecipando assim a oferta de açúcar ao mercado mundial", disse a analista de açúcar da Commodity Insights, Bianca Guimarães, em nota.
Por outro lado, ela alertou que, se o tempo seco persistir, poderá impactar negativamente a cana a ser colhida na segunda metade da temporada, "levando também ao encerramento antecipado da temporada de moagem".
A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) informou que deverá divulgar na próxima semana os dados da primeira quinzena. Ainda não há uma data definida.
A estimativa de moagem de cana apontada na pesquisa da S&P Global para a primeira quinzena de maio variou de 41,4 milhões de toneladas a 52,2 milhões de toneladas no levantamento, com moagem média total estimada em 44,86 milhões de toneladas, aumento de 0,7% na comparação anual.
A proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deverá ser de 50,57%, acima dos 48,16% do ano anterior. O restante deverá ser destinado ao etanol, cuja produção no período deve somar 1,97 bilhão de litros, alta anual de 1%.
0 comentário
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana