Alckmin e Fávaro prometem favorecer etanol durante abertura do Cana Summit
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reafirmou na manhã desta quarta-feira, 10, que o Governo quer estimular o etanol e aumentar o teor do combustível na gasolina, elevando o percentual de 27,5% para 30%. A declaração foi feita durante a abertura do Cana Summit, evento organizado pela ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana que acontece até amanhã (11), em Brasília/DF. Além de Alckmin, a cerimônia também contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, do ex-ministro Roberto Rodrigues, além de deputados e outras autoridades do setor, reforçando a importância da produção canavieira do País.
Reunindo produtores, associações, profissionais e lideranças da cadeia sucroenergética, o Cana Summit tem em sua programação uma agenda de discussão de pautas para o fomento do setor. Em seu discurso de abertura, o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, ressaltou a relevância do evento que busca a inclusão e o reconhecimento da classe nas políticas públicas.
“Esse é um momento único. De olhar dedicado aos produtores. Representa muito mais que uma reunião, pois há uma intensa necessidade de inclusão. São muitos desafios enfrentados e sabemos que ao final, o Cana Summit será inspirador e transformador. Teremos novos rumos”, afirmou.
Para Alckmin, as pautas são válidas e o setor, estratégico para o Brasil em razão de oferecer energia limpa e o combustível do futuro.
“Somos campeões na geração de energia limpa e hoje, 85% da nossa frota é flex. Vamos inclusive, trabalhar mais para que haja paridade de preço com a gasolina, em busca de mais competividade”, prometeu.
Também se mostrando aberto às demandas do setor, o ministro da Agricultura falou da importância do associativismo e do cooperativismo a partir da união dos canavicultores e se colocou ao lado dos produtores.
“Precisamos desmistificar algumas questões e mostrar que o Brasil está na vanguarda dos biocombustíveis. A onda agora é dos carros elétricos, mas faremos a transição para o carro movido à hidrogênio, tendo por base o etanol”, disse Carlos Fávaro.
Outras pautas
Durante a abertura do Cana Summit, os discursos dos anfitriões e convidados apontaram que além de reconhecimento aos produtores, a proposta do evento é a conquista de anseios como a melhora na precificação da cana por parte do Consecana (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo) e o repasse financeiro dos CBIOs (Créditos de Descarbonização), dentro do programa RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis).
As demandas inclusive também foram reforçadas pelo vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner e pelo deputado federal Arnaldo Jardim.
“O Consecana está velho e precisa ser reformulado, já o repasse de CBIOs ao produtor, isso é fundamental. Precisamos avançar para formalizar essa participação”, declarou o congressista.
0 comentário
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro
Louis Dreyfus Company investe na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras