UNICA se posiciona sobre dados de relatório divulgado pela ORPLANA: "Não representam a realidade do mercado"
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) divulgou nota nesta sexta-feira (20) em que se posiciona sobre dados de um relatório divulgado nesta semana pela Organização das Associações de Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil (ORPLANA) relacionado ao custo de produção do setor sucroenergético: "Não representam a realidade do mercado", disse.
"A UNICA entende que os números apurados a partir de informações declaratórias pela ORPLANA não representam a realidade do mercado de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, inclusive a afirmação de que a maior parte dos produtores não recebe nenhum tipo de prêmio ou bonificação adicional ao valor de referência publicado pelo CONSECANA-SP", disse a entidade que representa a indústria.
O relatório ORPLANA apontou, principalmente, um desequilíbrio econômico e prejuízo dos produtores de cana no custo de produção de mais de R$ 1 bilhão.
Leia mais:
+ Prejuízo de mais de R$1 bi dos produtores de cana-de-açúcar é confirmado em relatório da ORPLANA
A UNICA diz ainda na nota que sugeriu a contratação de empresa externa e isenta para elaborar um estudo visando avaliar a atual situação do mercado de cana-de-açúcar em São Paulo, principal estado produtor do país, a fim de apresentar um diagnóstico técnico e adequado sobre a tema. "A ausência deste estudo impede qualquer afirmação assertiva sobre a dinâmica de precificação da cana-de-açúcar no Estado", afirma a entidade.
"A UNICA é favorável à revisão dos aspectos técnicos e econômicos do CONSECANA-SP, respeitando as deliberações e premissas previstas nos acordos já celebrados, especialmente aquelas retratadas de forma clara e inequívoca na última atualização do CONSECANA-SP", complementa a nota.
A união ainda diz que "o CONSECANA-SP tem como razão de existir a pré-disposição ao diálogo e o interesse na composição amigável de disputas, naturais à convivência no ambiente de negócios e somente existente em ambiente plural e democrático".
Veja a nota íntegra enviada pela UNICA:
Em relação ao relatório divulgado pela ORPLANA na quinta-feira (19), a UNICA entende que os números apurados a partir de informações declaratórias pela ORPLANA não representam a realidade do mercado de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, inclusive a afirmação de que a maior parte dos produtores não recebe nenhum tipo de prêmio ou bonificação adicional ao valor de referência publicado pelo CONSECANA-SP.
A UNICA sugeriu a contratação de empresa externa e isenta para elaborar estudo visando avaliar a atual situação do mercado de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo e apresentar um diagnóstico técnico e adequado sobre a tema. A ausência deste estudo impede qualquer afirmação assertiva sobre a dinâmica de precificação da cana-de-açúcar no Estado.
A UNICA é favorável à revisão dos aspectos técnicos e econômicos do CONSECANA-SP, respeitando as deliberações e premissas previstas nos acordos já celebrados, especialmente aquelas retratadas de forma clara e inequívoca na última atualização do CONSECANA-SP.
O CONSECANA-SP tem como razão de existir a pré-disposição ao diálogo e o interesse na composição amigável de disputas, naturais à convivência no ambiente de negócios e somente existente em ambiente plural e democrático.
0 comentário
Estimativa de moagem de cana do Norte e Nordeste sofre corte, diz NovaBio
Após nova queda em NY, preços do açúcar vão às mínimas deste mês
Perdas do açúcar em NY ganham força e superam 1% na tarde desta 5ª feira (26)
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 5ª feira (26) na Bolsa de Nova York
Cana inicia nova safra com baixa produtividade e dúvidas sobre qualidade, heranças da seca e das queimadas de 2024
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira