Feplana voltará a mobilizar setor canavieiro pelo Brasil para destravar PL dos CBios na Câmara Federal
Nesta terça-feira (1°), durante a volta do recesso parlamentar, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), presidida por Paulo Leal, tratou da principal pauta política do setor para este ano, com o senador Efraim Filho (União-PB), líder do seu partido no Congresso Nacional. Efraim é autor do PL 3149/2020, quando ainda era deputado federal. A proposta atualiza o RenovaBio, incluindo o CBios (Crédito de Descarbonização) também para os canavieiros e demais produtores de biomassa dos biocombustíveis. A lei atual garante CBios só às usinas. Leal se mostrou preocupado com a demora no trâmite desse PL, mesmo tendo como relator na Comissão de Minas e Energia, o deputado potiguar Benes Leocádio, também do União.
Nestes quatro anos, apesar do PL buscar a justiça com o produtor rural da matéria-prima dos biocombustíveis, garantindo a segurança jurídica da partilha dos CBios pelas usinas aos fornecedores de cana, o projeto só foi analisado e aprovado pela Comissão da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Câmara dos Deputados. Desde então, a Comissão de Minas e Energia ainda não o analisou. Está no aguardo da apresentação do relatório do deputado Benes Leocádio, que, em outras ocasiões, já antecipou ser favorável à atualização do RenovaBio.
"Diante da necessidade da atualização urgente, o senador Efraim nos sugeriu
mobilizarmos os produtores canavieiros do Brasil, sobretudo os do Rio Grande do Norte, estado natal do relator do PL", diz Leal. A Feplana começou a se articular com as entidades canavieiros de todo o país, principalmente a Associação dos Plantadores de Cana (Asplan/RN) e a União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida). A Feplana representa 60 mil fornecedores de cana nos estados produtores do Nordeste e do Centro-Sul.
0 comentário
Açúcar volta a fechar em baixa com perspectiva de maior oferta global
De olho na safra indiana, mercado do açúcar se acomoda abaixo de 20 cents
Sancionada lei que remunera produtor de cana por créditos do Renovabio
Baixas do açúcar perdem força e preços ficam próximos da estabilidade no início desta tarde
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 6ª feira após ganhos acentuados da última sessão
Açúcar fecha com alta de quase 3% em NY diante de queda de produção na Índia