Feplana reforça apoio ao cooperativismo canavieiro durante a abertura da safra paraibana
Nesta quinta-feira (20), na presença do senador Efraim Filho e de Plínio Nastari, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) reforçou o total apoio a iniciativa de negócios dos canavicultores nordestinos através do cooperativismo. Na ocasião, durante a abertura da safra da cana na Paraíba, através da palestra de Nastari, o líder da Feplana, Paulo Leal destacou o lançamento da unidade filial da Cooperativa de Insumos Canavieiro (Coaf) naquele estado. Em Pernambuco, a Coaf-Insumos já tem quase 15 anos e oferece produtos a preços competitivos ao setor. E gere a usina sucroenergética em Timbaúba/PE. Na última safra, moeu mais de 1 milhão de toneladas de cana.
Ao tamanho desempenho da Coaf desde a fundação em 2010, com a expansão agora para o estado da Paraíba, Leal aproveitou para agradecer à dedicação de Alexandre Andrade Lima (presidente da Coaf e Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco), presente no evento da Associação dos Plantadores de Cana do Paraíba (Asplan), liderada pelo respectivo presidente José Inácio.
Além do crescimento da Coaf-Insumos, também se ampliam as experiências da Coaf enquanto usina sucroenergética. "Ao invés de uma unidade, está em curso o projeto da criação da primeira central de usinas cooperativadas no Nordeste, agrupando outras usinas cooperativas", realçou Leal em agradecimento a Lima.
A Feplana, que representa cerca de 60 mil canavicultores no Brasil, inclusive nos interesses políticos, aproveitou para agradecer ao senador Efraim por seu PL 3149/20, que moderniza o RenovaBio ao incluir o canavicultor para o recebimento dos CBios, hoje exclusivo para as usinas. O PL ainda tramita na Câmara Federal.
Leal aproveitou, ainda, para dar informes sobre outros temas políticos relevantes ao setor e o trabalho da Feplana neles. Dentre eles, pulverização aérea, COP 27 e a adicionabilidade no Código Florestal, e o projeto da Reforma Tributária. "Este último tem demandado muito trabalho para o reconhecimento das extensões dos tributos. Muitos complementos e regulamentações precisam e deverão ser feitas ao longo deste ano", destacou.
0 comentário
Açúcar volta a fechar em baixa com perspectiva de maior oferta global
De olho na safra indiana, mercado do açúcar se acomoda abaixo de 20 cents
Sancionada lei que remunera produtor de cana por créditos do Renovabio
Baixas do açúcar perdem força e preços ficam próximos da estabilidade no início desta tarde
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 6ª feira após ganhos acentuados da última sessão
Açúcar fecha com alta de quase 3% em NY diante de queda de produção na Índia