CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (12), da reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para debater Reforma Tributária, Plano Safra e outros assuntos de interesse do setor.
Participaram da reunião o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez Júnior, e a assessora técnica, Eduarda Lee.
Durante o encontro, foram abordados assuntos como a Reforma Tributária e seus efeitos na cadeia produtiva, com a proposta aprovada na Câmara dos Deputados que seguiu para análise no Senado Federal. Um dos pontos mais debatidos pelo colegiado foi a cobrança tributária sobre o etanol, que atualmente possui alíquotas estaduais distintas.
Além disso, o deputado federal Zé Vítor (PL-MG) falou sobre a importância da nova Frente Parlamentar do Etanol para valorização da cadeia. A frente mista já conta com a adesão de mais 140 parlamentares - deputados e senadores.
Os membros da Câmara discutiram, ainda, os principais itens do Plano Safra 2023/2024, com foco maior na sustentabilidade das cadeias produtivas, como o incentivo ao uso de bioinsumos e geração de energia limpa.
Segundo Eduarda Lee, outro tema abordado durante a reunião foi a previsão do clima nas regiões produtoras de cana-de-açúcar para as próximas semanas e uma análise dos possíveis impactos do El Niño, que favorece a seca no Norte e no Nordeste e chuvas no Sul do país.
0 comentário
Açúcar volta a fechar em baixa com perspectiva de maior oferta global
De olho na safra indiana, mercado do açúcar se acomoda abaixo de 20 cents
Sancionada lei que remunera produtor de cana por créditos do Renovabio
Baixas do açúcar perdem força e preços ficam próximos da estabilidade no início desta tarde
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 6ª feira após ganhos acentuados da última sessão
Açúcar fecha com alta de quase 3% em NY diante de queda de produção na Índia