Alepe dará mais apoio ao setor das cooperativas, diz Coaf após reunião
O novo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), garantiu que dará total apoio à Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Frencoop/PE). O anúncio foi realizado depois de um encontro com representantes do setor nesta segunda-feira (27). Entre eles, o presidente da OCB-PE, Anselmo Malaquias e o presidente da Usina Sucroenergética da Cooperativa dos Fornecedores de Cana (Coaf) em Timbaúba, Alexandre Andrade Lima, que também é conselheiro da OCB.
Ao lado do líder da Coaf, Malaquias apresentou os vários segmentos econômicos do setor cooperativado em Pernambuco. Dentre eles, existe o setor sucroenergético. Dados das últimas safras impressionam. Tem trazido impactos socioeconômicos positivos para o estado, em especial a zona canavieira. Existem outras duas cooperativas do gênero (Coafsul e Agrocan) além da Coaf em Pernambuco. Os números de produção de açúcar, etanol e de cachaça e de empregos são altos. A Coaf, por exemplo, aproxima-se de moer 1 milhão de toneladas na safra, empregando quase 10 mil pessoas.
O deputado Waldemar Borges (PSB), que é o coordenador da Frencoop, e Pedro Melo e Joel Cavalcanti, conselheiros da OCB-PE, também participaram da reunião com o presidente da Alepe. Pedro Melo foi o responsável pela agenda com Porto. "A Frencoop tem sido um importante aliado não somente às cooperativas sucroenergéticas, mas para todas, sendo, portanto, indispensável maior apoio da Alepe à frente", avalia Andrade Lima. Na ocasião, o deputado Álvaro Porto declarou seu apoio à Frencoop e ao ingresso de novos parlamentares na mesma, sob coordenação de Borges.
A Frencoop terá a adesão de novos deputados, a exemplo de Antônio Moares (PP) e Alberto Feitosa (PL). O convite foi feito ontem mesmo pelo presidente da Coaf, sendo aceito por eles. Mais parlamentares estão sendo convidados. "A frente é um importante instrumento político em defesa do cooperativismo em Pernambuco", defende Lima.
0 comentário
Cotações do açúcar em NY invertem movimento e têm leves baixas neste início de tarde
Preços do açúcar têm recuperação e abrem com ganhos em NY e Londres
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
É um vitória para o setor produtivo afirma presidente da Unida sobre inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio
Preços do açúcar seguem em baixa, mas março/25 de NY recupera patamar dos 19 cents/lbp