Alepe dará mais apoio ao setor das cooperativas, diz Coaf após reunião 

Publicado em 01/03/2023 09:34

O novo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), garantiu que dará total apoio à Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Frencoop/PE). O anúncio foi realizado depois de um encontro com representantes do setor nesta segunda-feira (27). Entre eles, o presidente da OCB-PE, Anselmo Malaquias e o presidente da Usina Sucroenergética da Cooperativa dos Fornecedores de Cana (Coaf) em Timbaúba, Alexandre Andrade Lima, que também é conselheiro da OCB. 

Ao lado do líder da Coaf, Malaquias apresentou os vários segmentos econômicos do setor cooperativado em Pernambuco. Dentre eles, existe o setor sucroenergético. Dados das últimas safras impressionam. Tem trazido impactos socioeconômicos positivos para o estado, em especial a zona canavieira. Existem outras duas cooperativas do gênero (Coafsul e Agrocan) além da Coaf em Pernambuco. Os números de produção de açúcar, etanol e de cachaça e de empregos são altos. A Coaf, por exemplo, aproxima-se de  moer 1 milhão de toneladas na safra, empregando quase 10 mil pessoas.

O deputado Waldemar Borges (PSB), que é o coordenador da Frencoop, e Pedro Melo e Joel Cavalcanti, conselheiros da OCB-PE, também participaram da reunião com o presidente da Alepe. Pedro Melo foi o responsável pela agenda com Porto. "A Frencoop tem sido um importante aliado não somente às cooperativas sucroenergéticas, mas para todas, sendo, portanto, indispensável maior apoio da Alepe à frente", avalia Andrade Lima. Na ocasião, o deputado Álvaro Porto declarou seu apoio à Frencoop e ao ingresso de novos parlamentares na mesma, sob coordenação de Borges.

A Frencoop terá a adesão de novos deputados, a exemplo de Antônio Moares (PP) e Alberto Feitosa (PL). O convite foi feito ontem mesmo pelo presidente da Coaf, sendo aceito por eles. Mais parlamentares estão sendo convidados. "A frente é um importante instrumento político em defesa do cooperativismo em Pernambuco", defende Lima. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Feplana

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário