Governo das Filipinas busca excelência da UFSCar para parceria na produção de etanol e biocombustível

Publicado em 24/01/2023 11:16
Universidade recebeu missão diplomática nesta segunda-feira

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu, nesta segunda-feira (23/1), uma missão diplomática das Filipinas, composta por representantes do governo filipino, para dar andamento à parceria de cooperação técnica com a Universidade, através do Centro de Ciências Agrárias (CCA). A equipe, composta por representantes do setor sucroenergético do governo das Filipinas e do Itamaraty, na pessoa de Antonio Divino Junqueira, Gerente da Coordenação-Geral África, Ásia, Oceania e Oriente Médio da ABC/MRE, foi recebida pela Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, para a recepção de boas-vindas ao Brasil. “É motivo de muito orgulho para a UFSCar ser referência para este projeto tão importante e que irá contribuir para o desenvolvimento tecnológico das Filipinas.Tenho certeza que será uma cooperação de muito sucesso, com a qual também iremos aprender muito”, disse a Reitora.

A visita integra as atividades do projeto de extensão “Cooperação técnica para o Governo das Filipinas para a cadeia de produção de etanol e biocombustíveis”, que tem o docente Octávio Antônio Valsechi como coordenador técnico. O professor explica que a UFSCar é consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) para a cadeia sucroenergética, através do Ministério das Relações Exteriores (MRE), desde 2000, atuando nos acordos de cooperações governamentais para a Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e vários países da África, além de Sri Lanka e Índia, o que tem levado o nome da Universidade para além das fronteiras nacionais.

“A partir desta visita, mostraremos os nossos conhecimentos e tecnologias para que possamos, a partir da realidade do país, contribuir com o aumento da produção de etanol nas Filipinas. Para isso, além de apresentar a Universidade e as tecnologias por ela desenvolvidas no setor, visitaremos usinas e empresas do setor sucroalcooleiro de referência, para contribuirmos com excelência no desenvolvimento desse projeto”, explica Valsechi. No Campus Araras, mais precisamente no CCA, a comitiva conheceu o maior e mais importante programa de desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar do mundo, além das atividades e dos laboratórios ligados ao setor sucroenergético.

Emilio Bernardino Lin Yulo, representante distrital da República das Filipinas, informou que a expectativa com a parceria é que consigam aumentar a produção do etanol em seu país, a partir das técnicas e tecnologias de ponta que fazem do Brasil referência nessa área. “Temos o mesmo tipo de solo e acreditamos que temos muito a ganhar com essa cooperação técnica. Ao levar essa tecnologia para as Filipinas, esperamos que os 90 mil produtores de cana-de-açúcar consigam aprimorar sua produção e, consequentemente, seus negócios, impactando grande parte da população rural”, disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UFSCar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário