Copersucar S/A é eleita a melhor companhia do Brasil
A Copersucar S/A, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, foi reconhecida, nesta quarta-feira (29), como a “Empresa de Valor do Ano” de acordo com 21ª Prêmio Valor 1000. O ranking, homologado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Serasa Experian, coloca a empresa como o maior destaque entre as 1000 maiores companhias do País de 26 setores da economia, considerando resultados e performance no último ano.
Na safra 2020/2021, a Copersucar S/A apresentou resultados expressivos ao registrar lucro líquido consolidado três vezes maior na comparação com período anterior, atingindo R$ 375 milhões de rendimento, e ultrapassar pela primeira vez a marca de R$ 38,7 bilhões de faturamento, valor 10 vezes maior que o registrado na safra 2009-2010. Este sólido crescimento é resultado do plano estratégico de atuação como plataforma global de negócios de açúcar, etanol e logística, aliada a um eficiente sistema de parcerias e às melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
“Ser apontada como destaque do ano entre todas as empresas do País é o maior reconhecimento que a companhia pode receber. Este resultado vem coroar o nosso excelente desempenho operacional na safra passada e uma exitosa estratégia de investimentos nos últimos 12 anos, que focou na internacionalização das nossas atividades e em parcerias estruturadas para expandir o portfólio, mirando a ampliação e consolidação da liderança no mercado mundial. Demonstramos que é possível gerar resultados robustos e consistentes com impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, colocando a sustentabilidade no centro do nosso modelo de negócios”, comemora João Roberto Teixeira, presidente executivo da Copersucar S/A, a maior plataforma global integrada de etanol, açúcar e logística, que também foi nomeada como a campeã do setor “Açúcar e Álcool” pela terceira vez.
Uma empresa positiva para o clima
Para Teixeira, o que enche de orgulho toda a equipe da Copersucar é saber que este prêmio está acompanhado de uma sólida colaboração com o meio ambiente, onde a companhia se estabelece como uma das protagonistas de uma nova economia de baixo carbono. “Nestes 13 anos, a Copersucar já trouxe um efeito positivo para o clima equivalente ao trabalho de 500 milhões de árvores. Só na última safra, a produção da empresa proporcionou um saldo positivo em favor do clima de 2,4 milhões de toneladas de CO2eq no balanço líquido de emissões evitadas e geradas pelo conjunto dos seus negócios e usinas sócias”, acrescenta o executivo.
A Copersucar S/A tornou-se a principal empresa do Programa RenovaBio na safra 2020-2021. Além de ser primeiro grande grupo do setor a concluir as certificações de todas as suas unidades produtivas no Programa, foi a maior emissora de créditos de carbono do País em 2020, com mais 3,1 milhões de títulos de CBios escriturados, valor proporcional a um projeto de reflorestamento com 21,7 milhões de árvores crescendo ao longo de 20 anos. “Isso confirma a aptidão da Copersucar em ser mais do que neutra em carbono e positiva para o clima”, completa Teixeira.
Em ano desafiador, Copersucar mostra sua resiliência
Mesmo em um período complicado frente à grave crise sanitária imposta pela Covid-19, a Copersucar S/A mostrou a força da sua estrutura e uma extraordinária flexibilidade para apresentar este notável desempenho operacional. Apesar das incertezas impostas pelos possíveis impactos da pandemia sobre o ambiente econômico e de consumo, a empresa garantiu a oferta de produtos essenciais, com energia limpa e alimento natural, de maneira segura e sustentável, cumprindo o seu propósito de conectar o campo ao mundo.
Para garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores e terceiros, mantendo a eficiência produtiva de suas atividades, consideradas essenciais para a sociedade, a Copersucar S/A criou rigorosos protocolos sanitários e sistema de diagnóstico preventivo, aprovados pela equipe técnica especializada do Hospital Albert Einstein. Desde o começo da pandemia, a companhia proporcionou acesso a serviços de atendimento médico remoto e de apoio para orientações financeiras, jurídicas e psicológicas.
As contribuições da empresa com entregas de álcool para instituições de saúde e as ações dos grupos de voluntários da companhia que doaram alimentos e roupas nas comunidades próximas aos terminais, não apenas no início da pandemia, como ao longo desta safra também, mostraram relevância neste período desafiador para a coletividade.
Importante ano para investidas e parcerias
“Todas as nossas operações apresentaram crescimento sustentável, em especial a Eco-Energy e da Alvean Sugar, que colaboraram significativamente com o crescimento de rentabilidade da empresa”, comenta o Teixeira, que também é presidente do Conselho de Administração da Eco-Energy.
Durante a última safra, diversos acordos e parcerias começaram a ser desenhados pela Copersucar S/A. Destaque para a aquisição integral da Alvean Sugar SL, que confirmou a plano traçado para colocar a empresa como referência global no mercado de açúcar e consolidou o seu papel de destaque no seleto grupo de companhias brasileiras com relevância internacional e com capacidade de transformação nos setores em que participa. Com operações comercias em todos os continentes e escritórios nos principais centros de originação, venda e comércio, a Alvean possui cerca de 20% de market share global.
Recentemente, a Copersucar também firmou parceria com a Vibra Energia para a criação da maior comercializadora de etanol do Brasil por meio de uma joint venture (JV). A nova plataforma integrada de etanol anidro e hidratado será aberta a todos os produtores, distribuidores e brokers que queiram realizar negócios, tornando as operações neste segmento ainda mais produtivas, ampliando escala ao mesmo tempo em que contribui com a transição energética e descarbonização da frota nacional de veículos leves.
Nos Estados Unidos a Copersucar atua na comercialização e distribuição de biocombustíveis através da Eco-Energy, uma das líderes do setor na América do Norte e controlada 100% pela empresa. As operações combinadas constituem a maior plataforma global de biocombustíveis, sendo que na última safra foram 11,1 bilhões de litros de etanol comercializados, com destaque também para a venda de gás natural.
Neste terceiro trimestre de 2021, a Logum, onde a Copersucar detém 34% de participação, inaugurou a expansão do sistema logístico de etanolduto para a Grande São Paulo, o principal polo de consumo do país, chegando até às cidades de Guarulhos e São Caetano do Sul. Esta nova estrutura permitirá que a companhia ganhe ainda mais eficiência logística e permitirá uma maior contribuição ambiental.
A Copersucar ainda é a principal acionista do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), maior centro de desenvolvimento de biotecnologia de cana-de-açúcar do mundo, e tem 50% de participação na Opla, terminal de etanol localizado em Paulínia, importante centro de conexão entre as usinas produtoras do Centro-Sul e a rede de distribuição de combustíveis de São Paulo.
“Estamos muito orgulhosos com o Prêmio de Empresa do Ano anunciado pelo jornal Valor Econômico nesta noite. E ficamos ainda mais confiantes para seguir o caminho que estamos trilhando, em ser referência global na oferta de energia e alimento sustentável para o mundo, com muita eficiência logística e contribuição para o meio ambiente”, conclui Teixeira.
O 21º Prêmio Valor 1000, realizado pelo jornal Valor Econômico, considera a análise de indicadores contábeis e financeiros, apresentando o ranking das mil maiores empresas em operação no Brasil, separadas em 26 setores da economia. Entre os diversos critérios usados estão a receita líquida, o crescimento sustentável, a margem Ebitda e a rentabilidade. Para determinar a Empresa do Ano, os organizadores consideraram outras importantes questões como governança corporativa, envolvimento social e respeito ao consumidor e ao meio ambiente.
0 comentário
Estimativa de moagem de cana do Norte e Nordeste sofre corte, diz NovaBio
Após nova queda em NY, preços do açúcar vão às mínimas deste mês
Perdas do açúcar em NY ganham força e superam 1% na tarde desta 5ª feira (26)
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 5ª feira (26) na Bolsa de Nova York
Cana inicia nova safra com baixa produtividade e dúvidas sobre qualidade, heranças da seca e das queimadas de 2024
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira