Equilíbrio e revitalização de solo na cana-de-açúcar
A Campanha “Somos Solo, Somos Sementes, Somos Mais Produtividade” do grupo Fertiláqua tem em um de suas frentes a busca pela conscientização no cuidado e na importância do uso dos solos brasileiros, visando uma agricultura de qualidade e com alta rentabilidade para o produtor.
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, o rendimento médio dos canaviais brasileiros foi em torno de 75 toneladas/ha, com uma produção total no país de 748 milhões/ton. Comparado a anos anteriores, a produtividade de cana-de-açúcar tem se mantido linear e o desafio dos produtores é evoluir este número e ter maiores números de cortes no ano.
Para aumentar o cultivo médio da propriedade, algumas medidas podem ser tomadas pelo agricultor como maior atuação no controle de redução de pragas e doenças e melhorias nas condições do solo que será preparado para receber cana-de-açúcar, uma vez que este último fator incide diretamente no crescimento e na qualidade da planta, e, consequente, na produtividade da lavoura.
Uma das opções, é o uso de condicionadores de solo que apresentam resultados positivos em solos deteriorados, compactados ou salinizados. Um dos objetivos dessa solução é proporcionar maior aeração e descompactação, além de maior retenção de água e ocupação pelas raízes.
Entre os manejos disponíveis, está também a utilização de ácidos orgânicos - fúlvicos e húmicos - no processo de revitalização da qualidade do solo, pois atuam na composição física e são um fonte de alimento para microrganismos. Entres os benefícios desse processo, aumento na produção orgânica, na liberação de nutrientes e maior eficiência em solos que foram adubados com fósforo.
Outro fator importante no cuidado de cana-de-açúcar, é a adubação de solo e a reposição de palhada, medidas que devem ser feitas no dia-a-dia do campo. Dessa forma, será possível conquistar uma melhora no perfil e no equilíbrio do solo e uma maior longevidade no canavial.
A Fertiláqua oferece inúmeras soluções e ferramentas de revitalização do solo em cana-de-açúcar para que, no final do processo, o produtor obtenha plantas mais sadias e maior número de cana por metro linear em sua propriedade, apresentando maior potencial de produção e resultando em maior rentabilidade para seu negócio.
0 comentário
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana