Produção de açúcar do centro-sul sobe para 1,8 mi t na 2ª quinzena de abril, diz Unica
SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar no centro-sul do Brasil subiu para 1,8 milhão de toneladas na segunda quinzena de abril, alta de 71 por cento ante a mesma quinzena na temporada passada e de cerca de 26 por cento ante a primeira metade de abril, informou nesta segunda-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em seu segundo relatório de acompanhamento da temporada 2016/17.
Os dados mostraram que as usinas elevaram a proporção de cana-de-açúcar destinada à produção do adoçante, em detrimento do etanol, com o mix passando para 42,9 por cento na segunda quinzena, ante 41 por cento na quinzena anterior e 36,5 por cento no mesmo período da temporada passada.
A Unica disse que, proporcionalmente, havia menos usinas exclusivas de etanol operando em abril, o que explicaria parcialmente a mudança de mix em favor do açúcar na comparação com abril de 2015.
As usinas do centro-sul, que responde por 90 por cento da safra brasileira, processaram 36,08 milhões de toneladas de cana na segunda metade de abril, um recorde para o período e uma alta de 33 por cento ante o mesmo período do ano passado.
No acumulado de abril, o centro-sul processou 72 por cento mais cana que no mesmo mês de 2015.
A Unica destacou que em algumas áreas houve aumento no volume de cana processada devido ao adiantamento do início de safra por várias unidades. Contudo, no Paraná, em Mato Grosso do Sul e nas regiões de Araçatuba e de Assis, em São Paulo, chuvas prejudicaram as operações de colheita na segunda quinzena de abril.
(Por Gustavo Bonato)
0 comentário
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana