Cotações futuras e tendências da soja em Chicago
Em mercado futuro considerado excessivamente vendido, em Chicago, os especuladores aumentam as suas compras de soja.
Comentário<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Nesta quinta-feira, quatro de fevereiro de 2010, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com ganhos modestos, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME Group), no que se refere aos três primeiros vencimentos, conforme a tabela acima. Em mercado futuro considerado como sobrevendido (oversold), estima-se que os fundos de especulação tenham comprado cerca de 5.000 lotes futuros (680.000 toneladas) de soja, 3.000 lotes futuros de óleo de soja e 1.000 lotes futuros de farelo de soja. Com respeito ao vencimento futuro Março/2010, o importante nível de suporte psicológico a US$9,00 por bushel foi mantido.
É digno de nota o fato de o ímpeto comprador dos traders não ter sido prejudicado pela alta do Dólar dos EUA perante o Euro e outras moedas conversíveis, nem pelos retrocessos dos preços futuros do petróleo e dos metais; e nem pelos preços das ações nas bolsas de valores norte-americanas. Além disso, a Agência de Proteção de Meio-Ambiente dos EUA (EPA) - que corresponde ao IBAMA - anunciou que estenderá a duração do mandato que se inicia em 2010 para a produção de biodiesel (produzido em grande parte a partir de óleo de soja).
Conforme anunciou nesta data o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), as vendas de soja norte-americana destinada à exportação efetuadas na semana passada totalizaram apenas 384.100 toneladas. Este dado semanal muito baixo foi interpretado como sinalizando o início da substituição das compras chinesas da oleaginosa dos EUA por compras de soja do Brasil. Os registros norte-americanos de farelo de soja igualmente decepcionaram, não passando de 135.000 toneladas. Entretanto os registros na semana passada de vendas de óleo de soja norte-americano destinado à exportação foram surpreendentes, tendo alcançado o total de 58.800 toneladas.
Nas últimas vinte e quatro horas, as chuvas na Argentina superaram as melhores expectativas, com boa cobertura nas três principais províncias produtoras de soja e volumes de até 50 mm, aproximadamente. A Bolsa de Grãos de Buenos Aires aumentou a sua estimativa relativa à produção platina de soja de 51 milhões de toneladas, conforme a projeção da semana passada, para 52 milhões de toneladas.
O último gráfico abaixo indica o impressionante crescimento do número de matrizes suínas na China, desde 2007 até o presente. Haja farelo!
Cordiais saudações,
Antonio Bueno
SojaNet
0 comentário
Preços da soja nos portos do Brasil recuam na semana, apesar de boas altas em Chicago
Colheita de soja em Mato Grosso atinge 1,4% da área, mantendo atraso inicial, diz Imea
Soja deixa estabilidade para trás e caminha para fechar semana volátil com boas altas
Falta de luminosidade está trazendo prejuízo no enchimento dos grãos do Mato Grosso
Chapecó/SC espera chuva na semana que vem, mas já tem queda de 20% na produtividade da soja
Agroconsult estima soja 24/25 com recorde de 172,4 milhões de toneladas