Associação dos Sojicutores de MT e Illinois farão ações em conjunto

Publicado em 29/01/2010 10:25 e atualizado em 04/03/2020 16:05
Melhorar a imagem do homem do campo perante a sociedade, trocar informações sobre biotecnologia, pagamento de royalties e fertilizantes, criar agendas comuns, traçar ações conjuntas e firmar assinatura de protocolos de cooperação técnica para avançar nestes pontos. É o que acordaram os diretores da Associação de Produtores de Soja do Estado Illinois (EUA) e da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) durante reunião realizada na quinta-feira (28). A programação faz parte de intercâmbio iniciado em 2007 entre as duas associações.

O presidente da Aprosoja/MT Glauber Silveira pontuou ainda que a questão da imagem e da produção sustentável sócio-econômico ecologicamente é realmente prioridade. “O consumidor final cada vez mais vai querer saber a origem de nossos produtos e se eles estão sendo produzidos respeitando o meio-ambiente”.

De acordo com o presidente da associação americana Run Moore a associação já está desenvolvendo um trabalho com outras entidades de criação suína, de milho, algodão em que estão fortalecendo a imagem do setor. “Temos um trabalho forte nas escolas de ensino-médio, em que entendemos que é necessário formar a opinião tanto dos alunos, quanto dos professores sobre a importância da cadeia produtiva para o país e para o mundo”.

Ainda diante da proposta, o presidente da Aprosoja aproveitou para estreitar o relacionamento e as entidades pretendem ampliar o programa de intercâmbio para os filhos de produtores mato-grossenses e americanos. “Desta forma iremos formar novos líderes, é o que nossos companheiros associados de Illinois já chamam de embaixadores da soja”.

Durante a reunião ainda foram apresentados projetos que estão sendo desenvolvidos pela Aprosoja e pela entidade norte-americana. Entre os que chamaram a atenção esteve o Agronegócio Solidário, programa social em que a entidade de Mato Grosso distribuirá bebidas de soja para cerca de 35 mil crianças e idosos do estado.

Os americanos também desenvolvem projeto semelhante, chamado de WISH (World Iniciative Soy in Human Health, em português Iniciativa Mundial do uso da Soja para Saúde Humana) em que incentivam a alimentação da proteína de soja para populações carentes de países em desenvolvimento da América Central, Ásia e África. Vale lembrar que a Aprosoja foi a primeira entidade fora dos Estados Unidos a contribuir com doação para este projeto.

No encontro ainda houve espaço para debates sobre a gestão do governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Segundo os produtores de soja e milho de Illinois eles estão temerosos com a política de desmantelamento da indústria de biodiesel cuja matéria-prima é a soja, que está sem incentivos tributários. “Pode ser que mais de 26 mil pessoas percam o emprego”. Outro problema é que naquele país a produção de etanol é feita à base de milho, por isso os agricultores também sofrem pressões pelo fato do uso da terra ser dedicado, em boa parte, à produção do combustível.

Na sexta-feira (29) a comitiva de Illinois, um dos mais importantes pólos do cinturão produtivo dos Estados Unidos, viaja acompanhada da equipe da associação mato-grossense para Lucas do Rio Verde onde visitará o Distrito Industrial do município e lavouras de soja e milho. No sábado (30) o roteiro continua em Chapada dos Guimarães para visitas a propriedades rurais.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário