Governador de MT retira pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes cumpriu a palavra dada aos produtores durante a Assembleia da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e, em manifestação oficial ao Supremo Tribunal Federal (STF), reconsiderou o pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal, retirando o pleito anterior de aplicação do art. 243 da Constituição.
Essa importante decisão é fruto da atuação firme da Aprosoja MT, da participação ativa das entidades do setor produtivo e, sobretudo, da postura exemplar dos produtores presentes, que mostraram que sabem fazer uma crítica respeitosa, mas incisiva e coerente, capaz de promover reflexão e mudança de rumo.
A Aprosoja MT reafirma que é possível combater o desmatamento ilegal com base na lei, no devido processo legal e em instrumentos eficazes de fiscalização, regularização fundiária e incentivo à produção sustentável, sem adoção de medidas extremas capazes de colocar em risco a segurança jurídica e o direito de propriedade da coletividade.
Nosso agradecimento ao governador Mauro Mendes, pela sensibilidade, pela escuta ativa e por manter o compromisso com o diálogo democrático e com a construção de soluções que respeitem quem produz com responsabilidade. Seguimos juntos, em defesa dos produtores de soja e milho de Mato Grosso.
2 comentários

Soja sobe na CBOT na manhã de segunda-feira (21), mas limitada por desafios da Guerra Comercial

Importações de soja dos EUA pela China sobem em março, mas Brasil deve dominar o mercado

Soja do BR tem nova semana de demanda forte e prêmios mantendo curva positiva

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025

DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China

China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção
Elvio Zanini Sinop - MT
Parabéns Governador do Mato Grosso, O mundo Necessita de Alimentos, O que o Produtor de Soja, Milho e Outros Alimentos ; É Recuperar o Solo com Calcáreo , Fosfato de Araxá, Fazer Incorporação;;Profunda.
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
Parabéns APROSOJA, Famato. Isto demonstra que quando os proprietários/agricultores são unidos e GRITAM, as coisas mudam de rumo. Prá quem não está inteirado do assunto, é o seguinte: o Governador de MT tomou uma decisão contrária aos proprietários rurais, pedindo que o Supremo autorizasse a desapropriação de terras de quem tivesse problema ambiental. Achando injusta esta medida os proprietários protestaram e fizeram o Governador desistir e revogar o pedido. Portanto, vamos GRITAR, ... porque só dessa forma seremos ouvidos ... gritar gente, gritar!!!!!!!
Pois é, tem razão, se não fosse a bancada do Agro, a nos proteger, o governo ia querer resolver a questão do meio ambiente, e da dívida pública, em cima do produtor rural ( que rala e corre riscos ) e também é o que mais gera riqueza no PIB , para transferir renda, a quem pouco gera.
Sr. Adilson, não foi a bancada do agro quem fez isso, foi a Aprosoja MT.
A bancada do agro, infelizmente está sempre do lado de quem está no poder, seja quem for. A bancada do agro é o famoso centrão.
Ok. O Sr. esta certo. A minha dúvida, é se todo o Centrão, esta do lado daqueles que querem, vender o Brasil, ou se tem uma parte que, esta do lado, do progresso do Brasil.
Boa pergunta Sr. Adilson, e sem dúvida muito dificil de responder, pois em muitos casos o discurso é um e a prática outra.
O que posso responder é que existe uma pequena parte, muito pequena, que faz parte da FPA e defende nosso país inteiramente, a maioria é só fingimento e penso que funciona assim, os burocratas, funcionários públicos, entidades, "movimentos sociais", órgãos de estado, ONGs, atacam a agropecuária e só então aparecem os expoentes da FPA para fazer discursos contra esses que nos atacam, mas em minha visão somente para fingir que estão do nosso lado.
E não é só o agricultor que eles não defendem, eles não lutam é pelo Brasil, maioria uns lesa pátria.