Apesar de cautela com clima, plantio de soja vai a 1,9% no Brasil e iguala-se a 2018/19
O plantio da safra 2023/24 de soja atingiu na quinta-feira (21) 1,9% da área estimada para o Brasil, contra 0,2% uma semana antes e 1,5% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
A exemplo do que já havia acontecido na semana anterior, o Paraná seguiu na liderança, seguido de longe por Mato Grosso. Outros estados como Rondônia, Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul também já tinham máquinas em campo.
Com umidade herdada das chuvas da segunda semana de setembro, o Paraná imprimiu ritmo mais forte à semeadura. Diante da onda de calor e da redução das precipitações, porém, os paranaenses reduziram um pouco a velocidade conforme a semana avançava, juntando-se aos produtores de outros estados na espera por melhores condições climáticas.
De todo modo, o 1,9% semeado até quinta-feira (21) no Brasil é igual ao índice apurado na mesma semana da safra 2018/19 - temporada de começo de plantio mais antecipado da série histórica da AgRural, iniciada em 2005/06.
Milho verão
A semeadura do milho verão, por sua vez, chegou na quinta-feira (21) a 25% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 21% na semana precedente e 28% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. Os trabalhos seguem concentrados nos três estados do Sul e caminham bem no Paraná e em Santa Catarina. O ritmo melhorou no Rio Grande do Sul, mas ainda há atraso devido ao excesso de chuva.
0 comentário
Soja 2024/25: Colheita brasileira chega a 0,23% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja dispara em Chicago com USDA altista nesta 6ª, mas mercado é ainda mais complexo, explica consultor
Itaú BBA projeta aumento nas exportações de soja para 105 milhões de toneladas em 2024/25
Atrasada, colheita de soja de MT atinge apenas 0,70% da área, diz Imea
Aprosoja MT reforça que acredita na justiça com julgamento da lei da Moratória da Soja
Safra de soja tem potencial reduzido em MS, PR e RS, mas ainda é recorde no Brasil