Plantio da soja 2022/23 passa de 11% no Brasil e supera ritmo do ano passado, diz Pátria Agronegócios
O Brasil já plantou 11,15% de sua área destinada à soja até esta sexta-feira (7), de acordo com o levantamento da Pátria Agronegócios. O índice supera o mesmo período do ano passado, de 9,1%, mas fica "virtualmente" abaixo da média plurianual que é de 11,9%. As chuvas ainda irregulares impactou e refletiu em uma tímida contenção do ritmo dos trabalhos de campo no país.
"A leve desaceleração de plantio se deve pelos excessos de chuvas no estado do Paraná e a falta delas em algumas regiões do Mato Grosso", informa o time da Pátria.
A semeadura paranaense chega a 21% - contra 28% do ano passado, nesta mesma época, e 29% de média dos últimos cinco anos - e em a mato-grossense a 18,61%, enquanto eram 20,31% em 2021 e 10,86% na média. O destaque da consultoria, por outro lado, é o Goiás, onde o plantio supera largamente o ano passado - de 3,8% - e chega a 8,46%. A média dos últimos cinco anos para o estado goiano é de apenas 0,50%.
"Seguimos com um bom início de safra. Apesar da pequena redução marginal do ritmo de semeadura no MT e PR, as previsões climáticos seguem favorecendo o plantio nos próximos dias", traz o reporte da consultoria.
A semana foi bastante negativa para os preços da soja no mercado brasileiro, que cederam até R$ 14,00 por saca nos portos do país, pressionados principalmente pela baixa do dólar frente ao real, como explicou o analista de mercado e diretor da Pátria Agronegócios, Cristiano Palavro. O câmbio pesou bastante desde segunda-feira (3), quando somente naquela sessão despencou mais de 4%.
(...)
Na Bolsa de Chicago, os futuros da oleaginosa terminaram o dia em campo positivo, porém, também não tiveram uma grande semana. E a pressão maior, entre os fundamentos, vem do avanço do plantio na América do Sul e das expectativas de uma retomada importante da oferta por aqui.
Veja a íntegra da entrevista de Cristiano Palavro ao Notícias Agrícolas no fechamento do mercado nesta sexta-feira:
0 comentário
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo