USDA informa venda de mais de 500 mil t de soja para a China nesta 4ª
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de soja de 517 mil toneladas de soja para a China nesta quarta-feira (24). Este é o segundo anúncio da semana, tendo ontem o departamento informando a venda de 110 mil toneladas para a nação asiática.
Em ambos os casos os volumes são da safra 2022/23. As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com montante igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento.
"A demanda continua aquecida e a soja americana continua barata em relação ao Brasil. O farelo na China está subinod, máxima desde o recorde de fevereiro. Embora ainda negativas, as margens de esmagamento na China estão melhorando", afirma o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities.
A melhora do setor da suinocultura tem promovido o espaço para esse aquecimento no ritmo de compras de soja por parte dos chineses diante de uma queda nos estoques de derivados de soja - principalmente os de farelo - e pelo fato do país ainda estar descoberto nas importações da oleaginosa nos próximos meses.
De acordo com cálculos da Pátria Agronegócios, a China precisaria comprar de 13 a 15 milhões de toneladas de soja somente nos próximo 90 dias.
0 comentário
Soja 2024/25: Colheita brasileira chega a 0,23% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja dispara em Chicago com USDA altista nesta 6ª, mas mercado é ainda mais complexo, explica consultor
Itaú BBA projeta aumento nas exportações de soja para 105 milhões de toneladas em 2024/25
Atrasada, colheita de soja de MT atinge apenas 0,70% da área, diz Imea
Aprosoja MT reforça que acredita na justiça com julgamento da lei da Moratória da Soja
Safra de soja tem potencial reduzido em MS, PR e RS, mas ainda é recorde no Brasil