LongPing inicia pesquisa com soja no Brasil em parceria com universidade chinesa

Publicado em 28/05/2021 16:22

LOGO REUTERS

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A unidade da companhia chinesa de sementes LongPing High-Tech no Brasil fechou um acordo com uma universidade do país asiático para melhorar a qualidade de suas sementes de soja, informou a empresa em comunicado enviado à Reuters nesta sexta-feira.

O Brasil, segundo maior produtor e exportador de soja do mundo, vende a maior parte de sua safra para a China, que processa o grão para transformá-lo em óleo de cozinha e farelo de soja, utilizado como ração.

Como resultado da parceria, a LongPing High-Tech já recebeu variedades de sementes da China e está no processo de conclusão e envio de materiais genéticos da soja brasileira para pesquisadores chineses.

"A China é um dos países de origem da soja, com um rico germoplasma para compartilhar", disse Edimilson Linares, vice-presidente de Pesquisas e Desenvolvimento da LongPing. "O Brasil, com décadas de sucesso na melhoria (da soja), é um mercado global muito importante na cadeia de grãos."

A companhia disse que unirá esforços com a Universidade Agrícola do Sul da China, que é copatrocinada pela província de Guangdong e pelo Ministério da Agricultura chinês, para pesquisar potenciais novas variedades de soja em um pólo no Estado de São Paulo.

A LongPing High-Tech afirmou que esta é a primeira vez em que embarca na pesquisa de sementes de soja no mercado brasileiro, pois até agora se mantinha concentrada no milho.

A empresa, que compete com nomes como Corteva e Syngenta, acrescentou que o movimento é parte de uma estratégia de expansão de seus negócios no Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário