Soja goiana tem potencial para maior produtividade
A Safra de soja em Goiás tem aumento estimado em 5,4% em relação à safra 2018/2019 e expectativa de 12,05 milhões de toneladas. O pesquisador Adilson de Oliveira Júnior acredita que agricultor tem feito um bom trabalho quanto ao manejo da adubação. “Entretanto, quanto ao manejo integrado da fertilidade do solo, envolvendo estratégias que propiciem boa qualidade química, física e biológica do solo, ainda há muito espaço para os produtores melhorarem o manejo das áreas”, considera.
Quanto ao aumento da produtividade, continua, as cultivares disponíveis possuem potencial produtivo muito superior às médias nacionais e estaduais normalmente registradas. Portanto, o adequado manejo, associado à ocorrência de boas condições climáticas, pode viabilizar sim os produtores a obterem produtividades médias superiores às registradas na safra 2018/19.
Adilson destaca que Goiás é um grande e importante estado quando se considera a produção agropecuária. “Existe um bom espaço para crescimento vertical, ou seja, o aumento da produtividade”, declara.
0 comentário
Torrãozinho se torna a praga mais prejudicial da fase inicial da soja em MT e pode gerar perdas de 20 a 30% da produtividade das lavouras
Anec eleva previsões de exportação de soja, farelo e milho do Brasil em novembro
Óleo despenca quase 3% nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago e soja em grão dá sequência às baixas
MT já fixou vendas para 38,35% da safra de soja 24/25, diz Imea
Mercado da soja no BR começa semana com preços aquecidos pelo dólar próximo dos R$ 5,80
Soja perde força com quedas fortes do óleo e opera do lado negativo da tabela em Chicago nesta 2ª