Colheita de soja entra em reta final no Paraná e deve ser menor, diz Deral
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita da safra de soja 2017/18 no Paraná, segundo maior produtor do Brasil, encaminha-se para o final com perspectiva de ser ligeiramente menor ante o esperado no mês passado, informou nesta quarta-feira o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral).
Os trabalhos de campo alcançam 81 por cento da área projetada para o Paraná, um salto de 72 pontos percentuais na comparação com fevereiro e acima também dos 77 por cento registrados há um ano.
A produção 2017/18 no Estado, contudo, tende a ser menor ante a expectativa anterior, totalizando 19,11 milhões de toneladas. No mês passado, a expectativa era de 19,28 milhões, enquanto em 2016/17 foram reportadas 19,83 milhões de toneladas.
A safra de soja deste ano no Paraná foi prejudicada por uma seca no momento do plantio e por chuvas em excesso no momento da colheita.
MILHO
Com relação ao milho, o Deral, vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense, disse que a colheita da primeira safra alcança 53 por cento da área, ante 6 por cento há um mês e 69 por cento há um ano.
Quanto ao milho de segunda safra, colhido no inverno, o Deral disse que a semeadura já foi praticamente concluída e que o Estado deverá produzir 12,29 milhões de toneladas do chamado safrinha neste ano.
No mês passado, a expectativa era de 12,35 milhões de toneladas. Na safra 2016/17, a colheita totalizou 13,28 milhões.
(Por José Roberto Gomes)
0 comentário

Brasil tem vendido de 1 a 2 milhões de t de soja por dia com produtor brasileiro aproveitano oportunidades da guerra comercial

Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias

USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira

Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores

China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago

Onda de soja dos EUA deve chegar à China apesar das tarifas