Argentina deve terminar o ano com estoque recorde de soja
De acordo com a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), a Argentina terminará este ano com um estoque de 16 milhões de toneladas, o que marca uma máxima histórica, o mesmo que está ocorrendo em outros países produtores, como os Estados Unidos e o Brasil.
Patricia Bergero e Emilce Terré, economistas da BCR que elaboraram o boletim, destacam que a oferta da Argentina não encontra condições de oferta atrativas para realizar suas vendas, ao mesmo tempo em que há uma possibilidade limitada de melhora na demanda devido às margens mais ajustadas com as quais se trabalha.
No total, a BCR calcula que a colheita de soja 2016/17 foi de 57,3 milhões de toneladas. O estoque da safra anterior foi de 11,1 milhões de toneladas, além de mais 1,8 milhão de toneladas de importações temporárias. Isso significa uma oferta total de 70,2 milhões de toneladas, 2,4 milhões a mais do que no ano anterior e o segundo maior registro da história, atrás dos 72,1 milhões de toneladas do ciclo 2014/15.
Mas essa oferta maior não estaria acompanhando uma demanda em alta, somente o contrário:, processamento para a elaboração de farelo e óleo deve cair, o que leva a absorção interna a alcançar os níveis de 47,1 milhões de toneladas, 500 mil abaixo da safra anterior.
A este fator soma-se também o fato de que a exportação de soja em grão deve cair, passando de 9 milhões de toneladas no ano passado para 72, milhões de toneladas.
Por estes motivos, seria utilizado um total de 54,3 milhões de toneladas no país, dois milhões a menos do que na safra anterior. Assim, o saldo final seria de 15,9 milhões de toneladas, 43% a mais do que há um ano e um máximo histórico para a Argentina.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas