Exportações de soja do Paraguai encerram o ano com bons resultados
As exportações de soja em grão do Paraguai alcançaram 5.370.230 toneladas na presente temporada, frente às 4.403.986 toneladas de 2015, o que representa um aumento de 970 mil toneladas a mais, ou 18%. O maior volume obedece também a um volume de produção de soja maior nesta temporada.
Os destinos mais importantes da soja paraguaia são a União Europeia, com uma aquisição de 29% de volume exportado. Em seguida vem a Rússia, com 18%, Turquia, com 13%, Brasil, com 8%, Argentina, com 7%, México, com 6%, África do Sul, com 5%, Israel, com 5%, Coreia do Sul, com 3% e outros destinos com 6%.
Se destaca também a industrialização de soja no país, já que nos últimos anos a moagem triplicou, passando de um processamento de 1,43 milhões de toneladas em 2011 para 4 milhões de toneladas em 2016.
Este ano também buscaram iniciar o processo de renovação do Convênio de Soja Tolerante a Altas Temperaturas no Chaco, com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Também foi desenvolvido um novo projeto para os processos de plantio direto no país, mediante uma aliança entre a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco) e a Federação Paraguaia de Plantio Direto para uma Agricultura Sustentável (Fepasidias).
"Mas, sem dúvidas, o ponto mais relevante foi o excelente ano agrícola, que nos deixou uma boa colheita de soja e de milho e uma das melhores colheitas de trigo dos últimos anos", disse José Berea, titular da Capeco.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior