Piauí cresce em ritmo dobrado e potencializa expansão do Matopiba
Estado é o que mais cresce na nova fronteira agrícola do país, que engloba ainda Maranhão, Tocantins e Bahia. Festa da Soja, em Uruçuí, marca os avanços conquistados na região
Com um crescimento quase duas vezes acima da média da região, o Piauí tem se destacado como o estado com maior potencial em expansão de área produtiva no Matopiba. A sigla define a fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com a Expedição Safra, levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, apenas no cultivo de soja o estado cresceu 190% em área cultivável na última década, diante de uma variação média de 97% da região. E 241% em produção contra 137% na média de crescimento do bloco.
Atualmente, com cerca de 4,8 milhões de hectares cultivados, a Expedição Safra estima que a região do Matopiba tem potencial para chegar a 10 milhões de hectares de área produtiva, em parte devido à forte expansão da produção de grãos no Piauí. “Embora o avanço percentual verificado nos últimos dez anos tenha sido sobre uma base pequena, o ritmo de crescimento mostra que o estado tem condições de liderar a expansão do Matopiba”, analisa Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra. Na última década, a produção conjunta de soja na região foi de 5 milhões para mais de 10 milhões de toneladas. E a de milho 1ª e 2ª safras de 2,4 milhões para 6,3 milhões de toneladas.
O histórico revela que as condições climáticas favoráveis, com um regime de chuvas bem definido, e o crescimento do chamado ‘mercado nordestino’, que viu o seu poder aquisitivo aumentar nos últimos dez anos, são alguns dos fatores que colaboraram para o desenvolvimento regional. “A produção de soja e milho do Piauí tem abastecido um mercado de carnes também crescente no Nordeste brasileiro, que em alguns casos paga até melhor que à exportação”, pontua Ferreira. No período analisado, o volume de soja no Piauí saltou de 550 mil para 1,9 milhão de toneladas, enquanto que o de milho cresceu de 200 mil para 1,2 milhão de toneladas.
Infraestrutura
Obras de infraestrutura que ajudam a viabilizar a produção de grãos também foram determinantes para a expansão produtiva da região. É o caso do asfaltamento da rodovia Transcerrado. Principal rota no Sul do Piauí, essa via possibilita o escoamento para o Porto de Itaqui, no Maranhão, onde recentemente foi inaugurado o Terminal de Grãos, conhecido como Tegram. Para o produtor da região, Wilson Marcolin, a conjuntura mostra que a produção do Piauí está cada vez mais consolidada. “O mercado está propício devido ao nosso crescimento e ao desenvolvimento da infraestrutura local. Acredito que o próximo passo seja o de agregar valor à nossa produção”, afirma.
Festa da Soja
Um dos símbolos dessa nova fase vivenciada pelo agronegócio do Piauí é a Festa da Soja, cuja edição deste ano ocorre nos dias 7, 8 e 9 de maio. Promovida pela associação de produtores no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, o evento surgiu em 2007 motivado pelo entusiasmo com que crescia a produção piauiense de soja.
Hoje, apesar de ainda manter o nome, a Festa da Soja evoluiu para um caráter mais técnico-comercial e nesta edição contará com mais de 30 expositores, além de uma variada programação de palestras. “A Festa da Soja já foi até visitada pelo Ministério da Agricultura, o que simboliza a sua importância. É uma oportunidade de reunir produtores, empresas e autoridades no mesmo lugar com o objetivo de continuar desenvolvendo o nosso mercado”, ressalta Marcolin.
No dia 8 de maio, está programada a palestra do coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Com o tema “Da produção à logística, a última grande fronteira agrícola do país”, o palestrante vai abordar o potencial, os avanços e desafios da região à frente do Matopiba.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira