Início do vazio sanitário da soja em MT é prorrogado para 1º de junho
Publicado em 30/04/2015 07:35
O início do período de vazio sanitário para a cultura da soja será prorrogado para o dia 1º de junho em Mato Grosso pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). O prazo inicial anterior da Instrução Normativa conjunta nº 01/2015, publicada no dia 10 de fevereiro no Diário Oficial do estado, determinava que o início seria no dia 1º de maio. O término do período continua sendo no dia 15 de setembro, conforme a Instrução Normativa.
O pedido foi feita formalmente pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) na última sexta-feira (24) e submetido à aprovação do Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA-MT), formada por representantes do setor produtivo, técnicos, pesquisadores e os órgãos de defesa sanitária vegetal.
“Essa demanda foi feita porque fica operacionalmente impossível fazer o controle da soja voluntária até o dia 1º de maio, já que o plantio de soja e, consequentemente, a colheita atrasaram nesta safra. Com mais um mês de prazo, o controle fica bem mais razoável”, afirma Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja.
Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, o pedido foi acatado pela Comissão, que reafirmou a normativa e abriu uma excepcionalidade este ano para uniformizar o início do vazio, já que o artigo nº 28 da Instrução Normativa assegurava o direito dos produtores que haviam plantado soja nesta safra antes de sua publicação, em fevereiro.
Leia o conteúdo na integra no site G1 - MT.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MT
0 comentário
Moratória da Soja: Asssembleia Legislativa de MT e governador Mauro Mendes vão recorrer à decisão de Flávio Dino sobre suspensão de lei estadual
Soja: Complexo tem 5ª feira de fortes altas, com farelo disparando mais de 4%, puxando o grão
Plantio da soja no Rio Grande do Sul se aproxima do final
Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando ganhos de mais de 3% do farelo; atenção ao La Niña
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25