Com menos chuva, Uruguai tem produtividade “apertada”
Depois de percorrer os pampas argentinos, a Expedição Safra Gazeta do Povo verifica in loco o desempenho da safra de soja e milho do Uruguai. Apesar de ficar entre duas regiões que registraram clima favorável à produção de grãos em 2014/15 — a Argentina e o Rio Grande do Sul –, os campos uruguaios tiveram chuvas irregulares.
O monitoramento das marcas de produtividade vai mostrar se o ano será lucrativo ou de prorrogação de contas a pagar. Detalhe: o Uruguai é o país da América do Sul que vem apresentando as maiores taxas de crescimento na área da soja. O resultado desta temporada vai definir se o agronegócio vai continuar expandindo ou não a produção de grãos.
Técnicos e jornalistas da Expedição constatam que, na principal região de produção do Uruguai, o Oeste, a produtividade média varia de 2,2 mil a 3 mil quilos de uma fazenda para outra. O que tem feito a diferença, além das chuvas, é o investimento em tecnologia de sementes e adubação.
Leia o conteúdo na integra no site Gazeta do Povo.
0 comentário
Moratória da Soja: Asssembleia Legislativa de MT e governador Mauro Mendes vão recorrer à decisão de Flávio Dino sobre suspensão de lei estadual
Soja: Complexo tem 5ª feira de fortes altas, com farelo disparando mais de 4%, puxando o grão
Plantio da soja no Rio Grande do Sul se aproxima do final
Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando ganhos de mais de 3% do farelo; atenção ao La Niña
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25