Ministra nega redução em demarcação de terras indígenas
A ministra recém-empossada da Agricultura, Tereza Cristina, negou que a inclusão da demarcação de terras indígenas para o rol de atribuições da sua pasta resultará na diminuição de terras demarcadas.
“De jeito nenhum, não vamos arrumar um problema que não existe”, afirmou a ministra. “É simplesmente uma questão de organização”, disse ela a jornalistas após tomar posse do cargo.
Ontem (1º), por meio de medida provisória assinada pelo presidente recém-empossado Jair Bolsonaro, o Ministério da Agricultura passou a concentrar algumas atribuições, como a identificação, a delimitação e a demarcação de terras indígenas, que eram antes de responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai). A publicação também transfere para a pasta a responsabilidade de regularizar terras quilombolas, função antes desempenhada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.
2 comentários
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul
FPA: Lucio Mosquini defende continuidade do debate de conciliação no STF sobre o Marco Temporal
Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS
Tem que acabar sim. Os indígenas nunca quiseram terras antes dos corruptos assumirem o comando do país. Mas a partir dos governos FHC, LULA e DILMA se seguiram os vandalismos. Bandidos patrocinados pelo governo fazendo a cabeça dos indígenas para fazerem à frente das invasões, expropriações e atos terroristas. Chegou à hora de acabar com esses atos, pois o produtor rural não aguenta mais.
Correta sua opinião, sr Sebastião... bem Lembrado, poucos até agora expuseram esta opinião... E estes que o sr. relacionou nunca propuseram uma inclusão com formação profissional, e principalmente destinaram o dinheiro que realmente era para os indígenas , mas sim destinaram para as ONGs que depois repassavam para suas campanhas políticas.
É hora de buscar uma solução para os verdadeiros povos indígenas, acabar com a intermediação das ONGs, Funai, e permitir o acesso desses ao trabalho... um exemplo são os imigrantes Haitianos ..., não invadiram propriedades , não assaltaram , não estão incomodando ninguém . Eles só querem um emprego e espaço para morar ( pagando seus aluguéis) ... Qual é a diferença destes para os verdadeiros Índios?.
Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS
Mais Demarcações ? Para quem ? Áreas indígenas Demarcadas e reconhecidas, aproximadamente 117 milhões de hectares. Isso equivale a toda área da Alemanha e França juntas. Aproximadamente 500 mil índios vivem nas Reservas já demarcadas. São 236 ha por indígena. 1.170 ha por Família (cinco pessoas). A média da Propriedade Rural do RS é de 54 hectares. Será que os índios precisam de mais terras ? Alguém já perguntou a ales se é de terra que eles estão precisando ?