Dirigente da Contag é convocado pela CPI da Funai e do Incra
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai e do Incra aprovou extra-pauta nesta quarta-feira (6/04) requerimento da deputada Tereza Cristina (PSB-MS) de convocação do secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos. Na última sexta-feira (1/04), em solenidade no Palácio do Planalto, Santos anunciou que fazendas, casas e gabinetes de deputados ligados ao agronegócio seriam invadido.
O presidente da CPI, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), disse que o depoimento de Santos deve ocorrer na próxima semana. "Temos urgência em ouvi-lo por causa da gravidade de suas declarações, que não podem passar em branco", afirmou Moreira.
A FPA manifestou repúdio às declarações de Santos, que incitou a prática do crime de invasão (crime de esbulho possessório, art. 161, do Código Penal) de casas e propriedades rurais, em flagrante desrespeito à lei, à ordem e o Estado Democrático de Direito.
A FPA expressou também consternação pela omissão da presidente Dilma Rousseff por não tomar as medidas necessárias contra a consumação do crime praticado por Santos. Nota da FPA afirma que é preciso estabelecer que a invasão, qualquer que seja, constitui atividade à margem da lei. “Trata-se, portanto, de condutas abomináveis, inaceitáveis, sob qualquer ponto de vista, que contrariam o regime democrático de direito e ferem um direito garantido constitucionalmente – o referido direito de propriedade – do qual a FPA não abre mão em hipótese alguma”, concluiu a nota.
CPI da Funai e do Incra aprova requerimentos para instaurações de inquéritos
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Funai e do Incra da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) 14 requerimentos apresentados pelo presidente da CPI, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Entre os requerimentos, há pedidos de instauração de diversos inquéritos policiais sobre questões ocorridas no estado do Rio Grande do Sul.
Também é pedida a remessa de ofício à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que tome conhecimento da atuação irregular dos procuradores federais Flávio Chiarelli e Guilherme Mazzoleni. A CPI também aprovou requerimento solicitando ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, a adoção de providências da Secretaria de Segurança em áreas de conflito fundiário.
1 comentário
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul
FPA: Lucio Mosquini defende continuidade do debate de conciliação no STF sobre o Marco Temporal
Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP
CPI da Funai e do Incra aprova requerimentos para instaurações de inquéritos!!
Somente num pais de Petralhas se dá autoridade para um órgão como a FUNAI PARA CONFISCAR TERRAS DE PRODUTORES DE MAIS DE 200 ANOS PRODUZINDO EM FAMILIA , e passar a reserva INDIGENA. Instituições de esquerda com intuitos duvidosos. bem duvidosos , com interesses excusos. Instituições financiadas por entidades de esquerdas diga se ONGs etc, com o intuito de parar a produção de graos nacional que tanto esta preocupando as grandes nacoes produtoras principalmente USA . Se seguimos assim em uns anos mais , os um milhão de descendentes de indios terao metade do territorio nacional em terras , em detrimento do restante da populacao os mais de 200 milhoes de brasileiros que precisam da producao nacional para levar adiante esta nacao que esta de arrasto nesses 12 anos PETRALHADOS . Porque de indios nao tem nada , porque caçar e pescar ja faz muito tempo que nao fazem, porque mais facil e viver das BOLSAS DO GOVERNO. BASTA DE ESTA M---- DE PT E GOVERNOS DE ESQUERDA , QUE O ÚNICO QUE SABEM FAZER E TIRAR DINHEIRO DOS QUE TRABALHAM PRA DAR A VAGABUNDOS COM CABRESTOS QUE SEGUEM VOTANDO NESSA GENTALHA PRA SEGUIR MAMANDO DAS TETAS DO GOVERNO. ATE QUANDO AGUENTAREMOS ISSO??!!!! JA NAO AGUENTAMOS MAIS!!! ATÉ QUANDO???