Não sai mais nada do jeito que está, diz nova ministra da Agricultura sobre as demarcações de Terras Indígenas
Em sua primeira entrevista depois de nomeada ministra da Agricultura pela Presidente Dilma Rousseff, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) falou sobre a PEC 215 e a Questão Indígena. Segundo ela, a PEC não atrapalhará mais as demarcações de terras indígenas do que a situação atual. "Não vai sair mais nada nunca do jeito que está", disse Katia Abreu à jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.
Ainda de acordo com a Ministra da Agricultura, as decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) com base no julgamento da caso Raposa Serra do Sol acabaram com a farra das demarcações da Funai. "Até então tinham saído várias demarcações, de forma equivocada, empurradas pela Funai a toque de caixa", disse Katia Abreu.
Clique aqui e saiba mais sobre as decisões do STF
A Senadora afirma que o problema da questão indígena é a forma expropriatória como são feitas as demarcações. "Não temos problema com terra indígena, a nossa implicância é com a legalidade. Se a presidenta entender que os pataxós estão com a terra pequena, arruma dinheiro da União, compra um pedaço de terra para eles e dá. Ótimo. Eu só não posso é tomar terra das pessoas para dar para outras", asseverou.
O atual processo de demarcação, em geral feito a revelia das decisões do STF, resulta na anulação dos títulos e expulsão dos atuais donos da terra para que elas possam ser devolvidas aos índios. O produtor que tem a terra demarcada é expulso dela sem direito a nada e se torna um indigente rural.
Impressiona na entrevista da Folha de São Paulo a atitude da jornalista Mônica Bergamo. Ao ouvir de Katia Abreu que o Governo não pode tomar terra de produtor para dar para os índios a jornalista emendou: "As terras dos índios também foram tomadas". Assim mesmo, sem o ponto de interrogação. Não foi uma pergunta, foi uma afirmação.
Na cabeça de gente como Bergamo, o fato de que os índios tiveram a terra tomada no passado justifica que os agricultores tenham a terra tomada no presente para que sejam devolvidas aos índios. É a correção da violência com a violência. Esse é o cerne do problema. Boa parte da população pensa dessa forma, embora não compreenda as consequências do raciocínio.
Ao ouvir o choramingo da jornalista sobre a expulsão dos índios como justificativa para a expulsão dos agricultores, Katia Abreu emendou: "Então vamos tomar o Rio de Janeiro, a Bahia. Por que o raciocínio só vale em Mato Grosso do Sul?
5 comentários
Denúncia sobre irregularidade na Funai na emissão de certidão de nascimento para indígenas paraguaios no Paraná gera reação da FPA
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul
victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG
Revolução no campo na minha opinião seria o retorno da mão de obra para lá.bem como a ocupação das milhares de escolas rurais que estão abandonadas por este Brasil a fora...Mas este retorno tem que ser bem estudado, pois não pode ser as custas somente do produtor rural...Esta mais do que claro que o fluxo para as grandes e pequenas cidades começou na década de 60 e não acabou mais?Parece que esta Ministra está com boa intenção, vamos ver daqui pra frente...
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Só não sei onde estava Kátia Abreu, quando ocorreu a desintrusão da Suiá Missu, para dizer à presidente,... Quer aumentar terra de indio? Compre e pague!
R L Guerrero Maringá - PR
Nós sofremos demais devido a hegemonia cultural das metrópoles. Nós precisamos ter a presença do interior em todos os níveis da mídia nacional, principalmente nas redações dos jornais.
Enquanto não tivermos uma presença forte vamos sempre ter de aguentar as alienações e abusos de pessoas feito essa infame Mônica Bergamo.Zé Geraldo Sorriso - MT
Creio a ministra deu a resposta correta. Devolvam a cidade de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro para os índios. Melhor devolvam o Brasil para os índios e deixemos o povo brasileiro cultivar seu próprio alimento, Voltaremos a idade média. Se não fosse a força do homem do campo, esse país estaria quebrado a muito tempo.
Everson M. Danguy Tuneiras do Oeste - PR
A população que vive nos grandes centros como são paulo por exemplo,pensam assim a terra é dos indios e acabou,vamos tomar e devolver aos indios,só que se o raciocinio é esse então teremos que devolver o brasil aos indios e nós retornarmos aos paises que viéram nossos antepassados,isso teria que vale para todos não só o agricultor,as grandes cidades teriam que ser desocupadas também..