Famasul pede suspensão imediata das demarcações ao representante da CNJ
A suspensão imediata das demarcações e o julgamento dos embargos declaratórios relativos ao caso Raposa Serra do Sol, com suas 19 condicionantes, foram as reivindicações do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, ao juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários, Rodrigo Rigamonte. A reunião que aconteceu nesta sexta-feira (31), no Tribunal de Justiça de MS, reuniu parlamentares, entidades ligadas ao agronegócio e representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).
O juiz, Rodrigo Rigamonte, está em Campo Grande a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que solicitou solução, mesmo que temporária, para os conflitos gerados a partir da disputa por terra no Estado e requisitou às entidades envolvidas na reunião, um relatório sobre as invasões indígenas, até o início de julho.
No início da tarde de hoje, em coletiva de imprensa, Riedel confirmou que os produtores rurais do MS são orientados a agir dentro da legalidade. O presidente também cobrou uma atitude mais efetiva do Governo Federal e reforçou que a criação de mecanismos de compra de áreas privadas pode amenizar os atuais conflitos.
Em relação à audiência pública realizada com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em Brasília, na terça-feira (28), quando foi solicitado um mapeamento da situação de invasão no MS, Riedel confirmou que o documento completo foi entregue à ministra, em menos de 24 horas. “Todas as informações sobre as áreas invadidas no Estado, já estão nas mãos do Governo Federal. Agora, esperamos as atitudes que serão tomadas”, enfatizou.
Para a Famasul, os conflitos estão ocorrendo devido as ações inadequadas tomadas pela Funai que, ao invés de resolver os problemas sociais das comunidades indígenas, opta por incitar as invasões.
0 comentário

Conflitos entre os produtores rurais e indígenas se intensificam na região de Tamarana/PR

“Deve haver respeito ao que o Congresso aprovou por ampla maioria”, diz Lupion sobre marco temporal

Povos indígenas pedem apoio da FPA para superar obstáculos na produção rural em terras indígenas

Faesc preocupada com a questão indígena em SC: Funai com poder de polícia

FAESC celebra a decisão do STF sobre a revogação da demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, em Santa Catarina

Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale após se aproximar de 124 mil pontos