Ministério da Agricultura assina convênio de defesa sanitária animal com o Estado de Mato Grosso do Sul
– As ações em Mato Grosso do Sul são uma referência em relação aos controles realizados pelo Ministério. Queremos reforçar essa estrutura e ampliar alguns pontos. O sistema de defesa inclui várias metas e precisamos somar esforços para fazer um combate forte à questão da clandestinidade também – destaca Jardim.
O objetivo do convênio é estruturar e manter o Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa) para controle, erradicação e prevenção das doenças dos animais. Serão combatidas enfermidades como febre aftosa, peste suína clássica, vaca louca, brucelose e tuberculose, influenza aviária e raiva dos herbívoros, entre outras.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, já foram assinados convênios semelhantes com os Estados da Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais. Os acordos são plurianuais, com duração de cinco anos, ou seja, de 2011 a 2015. No total, entre as quatro unidades, foram liberados R$ 28,6 milhões em recursos para serem utilizados no ano de 2011.
– O foco é manter os avanços que já foram conquistados e melhorar o status sanitário dos Estados, além de harmonizar procedimentos em todo o país – ressalta.
Os contratos prevêem metas obrigatórias, estabelecidas pelo Ministério, que os Estados precisam cumprir para continuarem participando dos convênios. Entre os planos de trabalho determinados estão capacitação do Grupo Especial de Atenção a Enfermidades Emergenciais (Gease), instalação ou melhoria estrutural de centro de triagem laboratorial e estruturação (ou manutenção) de equipes volantes de fiscalização de trânsito animal de produtos.
0 comentário
Wall St sobe no primeiro pregão de 2025; Tesla recua
Ibovespa recua em primeiro pregão do ano com cautela sobre fiscal
Futuros sobem antes da primeira sessão de Wall Street em 2025
Dólar sobe ante o real com aversão ao risco na primeira sessão de 2025
Atividade industrial no Brasil em dezembro iguala mínima do ano, mostra PMI
Dólar ronda estabilidade ante o real na abertura da primeira sessão de 2025