Kátia Abreu apresenta balanço do seu primeiro ano na presidência da CNA

Publicado em 11/12/2009 16:19
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentou nessa quinta-feira passada, 10 de dezembro, o balanço das conquistas obtidas durante o seu primeiro ano no comando da instituição. A apresentação do livro “365 Dias Colhendo Frutos – Primeiro ano de Gestão” foi realizada logo depois do anúncio do novo investimento de R$ 20 milhões que a CNA vai realizar para permitir a execução do Projeto Biomas, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Kátia Abreu assumiu a presidência da CNA em 16 de dezembro de 2008.

“É hora de prestar contas”, disse a presidente ao iniciar o balanço do seu primeiro ano de gestão, em evento que contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Ela ressaltou a importância da criação do Instituto CNA, que garante um novo foco de atuação em defesa do produtor rural, somando-se aos esforços já realizados pela Confederação e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Outro destaque citado pela senadora foi a criação da Escola do Pensamento, com o objetivo de aprimorar o debate sobre temas relevantes para o setor rural.

Uma etapa essencial para dar andamento ao novo período de trabalho foi a realização do planejamento estratégico, que exigiu 120 horas de trabalho. Esse processo de estudos permitiu estabelecer os quatro pilares principais de atuação da CNA para os próximos anos: eficiência na gestão da propriedade; responsabilidade social; segurança alimentar e sustentabilidade econômica do setor agropecuário. “Somos campeões de produção de grãos, de carnes. E temos que conquistar a mesma eficiência para a gestão da produção. E também vamos ser campeões na preservação do meio ambiente”, disse Kátia Abreu.

A senadora declarou que reforça, dia após dia, as ações para inserir a agropecuária nas principais pautas de discussão do País, rejeitando que o setor fique isolado de debates de temas importantes. “Não queremos ficar isolados dos problemas do Brasil. Queremos ser protagonistas nas decisões”, disse a presidente da CNA.

Neste primeiro ano de gestão, destacou Kátia Abreu, foi estabelecida uma série de temas prioritários: construção de uma nova política de crédito rural; atualização do Código Florestal brasileiro; planejamento de defesa agropecuária; avanços em infra-estrutura e logística; debate sobre a carga tributária e defesa da segurança jurídica. A carga tributária atual sobre os alimentos atinge a marca de 19%, frente 5% no restante do mundo, disse a presidente da CNA, defendendo mudanças que corrijam essa distorção.

A senadora ressaltou também a importância do início dos trabalhos do Projeto Biomas, em parceria com a Embrapa, que vai permitir conciliar produção de alimentos e preservação do meio ambiente. Outro avanço citado por Kátia Abreu foi o convênio firmado entre a CNA e o Ministério da Agricultura para a gestão dos dados do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). “É a primeira PPP [Parceria Público-Privada] rural”, disse a presidente da CNA.

Outro destaque citado por Kátia Abreu foi o programa ‘CNA em Campo’, que reuniu 15 mil produtores rurais em 11 Estados, estreitando as ligações entre o Sistema CNA/Senar e o homem do campo. A presidente da CNA não deixou de ressaltar as ações do Senar nas áreas de responsabilidade social e de aprimoramento da eficiência da empresa rural. “O produtor precisa saber avaliar seus custos, se está tendo lucro ou prejuízo. E o Senar está ensinando tudo isso”, afirmou a presidente da CNA.

Kátia Abreu destacou a importância do programa Útero é Vida, do Senar, que garantiu atendimento de saúde a 81 mil mulheres em 2009, permitindo a realização de 11,4 mil exames de prevenção ao câncer de colo de útero. Vinte casos de câncer foram identificados e as mulheres encaminhadas a tratamento especializado. Também mereceu destaque o programa Ciranda da Cultura, que tem por objetivo levar ao interior do País a riqueza cultural e artística brasileira.

A presidente da CNA distinguiu o programa de Inclusão Digital Rural, que está levando computadores aos sindicatos rurais e oferecendo treinamento, para que o homem rural saiba acessar a internet e ter informações para aprimorar a gestão de sua propriedade. E para oferecer informação qualificada, a CNA criou o Canal do Produtor, destacou Kátia Abreu. No balanço de seu primeiro ano de gestão à frente da CNA, Kátia Abreu lembrou, ainda, dos programas ‘Secretaria Eficiente’, ‘Sindicato Forte’, ‘Mãos que Trabalham”, todos desenvolvidos para apoiar a atividade agropecuária e promover o crescimento do setor. A integra do balanço está na internet. É só acessar o Canal do Produtor: www.canaldoprodutor.com.br
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário