Nestlé Índia considera aumentos de preços para conter inflação de commodities, diz executivo
Por Haripriya Suresh
Nestle Índia considerará aumentar os preços de seus produtos por uma pequena margem para conter a inflação do café, cacau e óleo comestível, ao mesmo tempo em que busca manter as vendas, disse um alto executivo na segunda-feira (24).
Os lucros da Corporate India ficaram sob pressão no trimestre de outubro a dezembro devido ao golpe duplo dos consumidores, que cortaram gastos devido à inflação nas grandes cidades e aos altos preços das commodities. "Sempre que (o aumento de preço) for absolutamente essencial, teremos que tomar alguma medida de preço", disse o diretor administrativo da Nestlé Índia, Suresh Narayanan, à Reuters, durante uma conferência do setor em Mumbai.
A empresa, que fabrica a marca de café instantâneo Nescafé, manterá os aumentos de preços "o mais baixo possível", disse Narayanan, acrescentando que "os aumentos de preços não são a salvação para a indústria porque afetam o crescimento do volume".
O plano da Índia de cortar as taxas de imposto de renda pessoal no ano fiscal de 2026, divulgado no início deste mês, deve colocar mais renda disponível nas mãos das pessoas e, eventualmente, aumentar o consumo.
No entanto, os consumidores ricos na Índia têm feito gastos excessivos, inclusive em plataformas de entrega hiper-rápida, como a Swiggy's, Zomato's e a novata Zepto. Embora essas plataformas tenham conquistado a fatia de mercado dos canais de vendas tradicionais nas grandes cidades, Nayaranan atribuiu as chances de elas manterem sua taxa de crescimento ao funcionamento dos modelos no longo prazo, já que ainda estão tendo prejuízo.
No mês passado, a Nestlé Índia, o braço indiano da gigante suíça de bens de consumo relatou um lucro trimestral menor que o esperado, afetado pela desaceleração nos gastos do consumidor nas principais cidades e pelos preços mais altos dos produtos.
0 comentário

Fraudes de R$ 6,3 bilhões no INSS podem ter atingido aposentados do campo, aponta deputado

Dólar completa sexta sessão de baixa e acumula queda de 2,01% na semana

Ibovespa renova máximas do ano e fecha semana com alta de 4%

Ações europeias atingem pico em 3 semanas com diminuição de tensões comerciais entre EUA e China

EUA e China diminuem tensões e dão sinais de alívio na guerra comercial

Presidente do BCE diz que escalada das tensões comerciais complica perspectiva de inflação global