Índia pretende fortalecer laços econômicos com EUA e se envolver com governo Trump

Publicado em 03/01/2025 09:17

Logotipo Reuters

 

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia está ansiosa para fortalecer seu relacionamento econômico com os Estados Unidos por meio do engajamento com o novo governo do presidente eleito dos EUA Donald Trump, disse o ministro do Comércio da Índia, Piyush Goyal, a repórteres em Nova Délhi nesta sexta-feira.

"Estamos ansiosos por um envolvimento muito profundo e substancial com o novo governo dos EUA", disse o ministro, observando que, sob o comando do primeiro-ministro Narendra Modi, a Índia reforçou as relações bilaterais com sucessivos governos dos EUA, incluindo os liderados por Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden.

O comércio bilateral entre a Índia e os Estados Unidos, o maior parceiro comercial da Índia, ultrapassou 118 bilhões de dólares em 2023/24, com a Índia registrando um superávit comercial de 32 bilhões de dólares.

As estimativas do setor sugerem que o comércio poderia crescer mais 50 bilhões de dólares dentro de dois ou três anos, ressaltando um potencial significativo para uma cooperação econômica mais forte.

O governo e os grupos do setor são a favor de um pacto comercial e de investimentos mais amplo com os Estados Unidos para ajudar os fabricantes indianos a se integrarem às cadeias de suprimentos globais e, ao mesmo tempo, manter a flexibilidade das políticas para proteger os interesses nacionais.

Goyal disse que o comércio de bens e serviços da Índia deve ultrapassar 800 bilhões de dólares no ano fiscal de 2024/25, que termina em março.

Ao mesmo tempo em que busca proteger seus fabricantes de possíveis aumentos de tarifas dos EUA sobre suas exportações, a Índia está explorando maneiras de fortalecer os laços com Washington, já que Trump ameaçou com tarifas de 60% e outras restrições às importações da China.

(Reportagem de Manoj Kumar, em Nova Délhi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário