Moraes mantém prisão de Braga Netto e Mario Fernandes

Publicado em 26/12/2024 15:41 e atualizado em 26/12/2024 16:41

Logotipo Reuters

 

Por Ricardo Brito e Rodrigo Viga Gaier

(Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu manter a prisão do general da reserva e ex-ministro Walter Braga Netto, informou a corte nesta quinta-feira.

A decisão foi assinada no dia 24, segundo o STF. Moraes também assinou manutenção da prisão de Mario Fernandes, número dois da Secretaria Geral da Presidência durante o governo de Jair Bolsonaro.

Braga Netto foi preso em 14 de dezembro, em operação da Polícia Federal, suspeito de envolvimento na tentativa de um golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito em 2022 e de obstrução de Justiça por tentar atrapalhar as investigações sobre o episódio.

A operação da PF segue inquérito que indiciou o ex-presidente Bolsonaro e outras 36 pessoas próximas a ele após sua derrota na eleição de 2022, incluindo ex-ministros do governo e ex-comandantes das Forças Armadas.

Fernandes foi preso em 19 de novembro, em operação da PF deflagrada por suspeita de que tramou ações para assassinar Luiz Inácio Lula da Silva, o então vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF, Alexandre de Moraes, com o intuito de aplicar um golpe de Estado.

Segundo minuta apreendida pela PF, o general da reserva preso desde novembro já tinha pronto um detalhado plano para a gestão da crise decorrente do golpe de Estado que ele e aliados planejaram em 2022 para impedir a posse do então presidente eleito Lula.

(Texto de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário