Minério de ferro reduz perdas antes de reunião econômica importante em Pequim
CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro se recuperaram das perdas da sessão anterior nesta quinta-feira, com os investidores aguardando pistas sobre flexibilização de política monetária em uma importante reunião econômica na China, principal mercado consumidor de minério.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,86%, a 818,5 iuanes (112,68 dólares) a tonelada.
O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura subia 1,36%, a 106,0 dólares a tonelada.
"Os preços do minério de ferro permaneceram estáveis, com os comerciantes avaliando o impacto do estímulo adicional da China e da flexibilização da política monetária em relação a outros ventos contrários estruturais", disseram analistas do ANZ.
Os principais formuladores de políticas da China estão considerando permitir que o iuan se enfraqueça em 2025, enquanto se preparam para uma segunda presidência de Donald Trump, refletindo o reconhecimento de Pequim de que o país precisa de maior estímulo econômico para combater as ameaças de Trump de tarifas maiores, informou a Reuters na quarta-feira.
A notícia pesou sobre o sentimento nos mercados de metais industriais, já que o iuan mais fraco poderia levar a saídas de capital e a declínio no mercado acionário, acrescentaram os analistas do ANZ.
Na segunda-feira, o Politburo da China prometeu mudar para uma política monetária "adequadamente frouxa" para estimular o crescimento econômico.
Analistas dizem que os mercados estão ansiosos pela Conferência Anual de Trabalho Econômico Central de Pequim nesta semana. Mas as medidas detalhadas ainda não estão claras.
Embora o minério de ferro esteja atualmente impulsionado pelas medidas políticas oficiais, o armazenamento do período inverno e a reposição pelas usinas siderúrgicas, os altos estoques portuários e as preocupações com a demanda de longo prazo limitam a alta de preços, disse a Hexun.
(Reportagem de Gabrielle Ng)
0 comentário
S&P e Nasdaq dão pausa e caem enquanto mercados avaliam dados econômicos
Wall Street abre sem direção comum após dados econômicos
Ibovespa abre em queda após BC acelerar aperto da política monetária
Novo procedimento no crânio de Lula foi bem-sucedido, presidente está acordado e conversando, diz médico
China promete aumentar proporção de déficit fiscal e emitir mais títulos públicos no próximo ano
BC do Japão está inclinado a manter juros na próxima semana, segundo fontes